18236 0

Knowledge Inside disponibiliza o NIODO Remote Backup

A Knowledge Inside anunciou a disponibilização do NIODO Remote Backup. Trata-se de um serviço de backup online baseado em cloud computing que garante a criação de cópias de segurança, oferecendo uma redução dos custos envolvidos neste tipo de serviço e sem comprometer a segurança e a privacidade dos dados das empresas.

Este serviço prima pela simplicidade e pela vasta abrangência de cenários onde pode ser aplicado — basta que exista uma ligação à Internet e nada mais –, como também garante o mesmo índice de elevada fiabilidade, robustez e versatilidade que as soluções on-premises de backup oferecem. Com o NIODO Remote Backup, as cópias de segurança são feitas via online, não sendo necessário recorrer a tapes, a drives de backup ou a licenças de software, que não só encarecem este tipo de serviço como também tornam a sua execução mais complexa.

Uma vez criado o backup, todos os dados salvaguardados são depositados de uma forma segura no datacenter da empresa fornecedora do serviço, tendo esta a responsabilidade de os manter protegidos contra incêndios, atos de vandalismo ou outros tipos de ameaças à sua integridade. Durante o processo, os dados são comprimidos e encriptados antes do envio sob uma cifra a 128 bits e só depois são enviados para o servidor da NIODO. O próprio envio é também encriptado, utilizando-se para esse fim um canal seguro SSL. Tanto a encriptação como a desencriptação dos dados apenas pode ser feita através de uma chave que terá obrigatoriamente de ser do conhecimento exclusivo do utilizador, o que significa que nem a própria empresa que disponibiliza o serviço será capaz de conseguir ler os dados envolvidos em cada backup.

O primeiro backup pode ser alimentado de forma manual diretamente através do sistema ou então recorrendo a um disco externo USB. Igualmente simples é a atualização dos backups realizados — nesse caso, só os dados que tenham sido alterados desde o último backup são enviados.

Esta solução permite não só a proteção de vários tipos e quantidades de dados, como também preconiza a proteção de mais do que um computador — por exemplo, é possível realizar um backup via rede utilizando simplesmente a partilha normal do Windows em cada máquina. Não menos importante, o cliente pode recuperar uma versão antiga de um ficheiro. Para isso, basta que defina quantos dias de retenção necessita e o sistema manterá a informação pelo tempo configurado.

A abrangência de sistemas operativos suportados é outra grande vantagem do serviço NIODO Remote Backup. Nesta lista, estão contempladas várias plataformas e versões, nomeadamente Windows, Mac OS X e Linux.

Para Daniel Oliveira, CEO da Knowledge Inside, “o NIODO Remote Backup aproxima sobretudo as pequenas e médias empresas nacionais de uma realidade importante mas muitas vezes esquecida por questões orçamentais, que é a necessidade de se ter cópias de segurança atualizadas e alojadas num local seguro e às quais se possa recorrer em caso de catástrofe, o que varia entre um simples blackout informático até algo mais grave como um terramoto com consequências imprevisíveis”.

Segundo o CEO, “a dependência dos sistemas de informação é cada vez maior nas empresas, independentemente da sua dimensão, pelo que a ausência de um backup apropriado pode colocar em risco a saúde do negócio”. Nesse sentido, o NIODO Remote Backup, que apresenta uma tecnologia com provas dadas em mais de dois milhões de instalações por todo o mundo, facilita não só o backup como também agiliza a recuperação dos dados e liberta a empresa em termos financeiros para outras áreas de intervenção igualmente vitais”.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

IT People Innovation com novo diretor de marketing

A IT People Innovation anunciou a contratação de Luís Bravo Martins para ocupar a direção de marketing da empresa. Com 38 anos de idade, Luís Bravo Martins apresenta

Check Point alia-se à VMware para oferecer segurança avançada ao Centro de Dados Definido por Software

A Check Point anuncia a ampliação da sua colaboração com o fabricante VMware Inc. Esta tecnologia nova irá alargar a segurança integral líder na indústria aos ambientes empresariais

PT inaugura Centro de Formação e Certificação Técnica nos Açores

Alargando o seu programa de transformação da field force, a Portugal Telecom (PT) inaugura hoje o Centro de Formação e Certificação Técnica da Região Autónoma dos Açores, que

Uniplaces revela as nacionalidades que geram mais lucro ao mercado do arrendamento em Portugal

Nos últimos cinco anos, o número de estudantes estrangeiros inscritos no ensino superior em Portugal aumento mais de 70%*. Anualmente, mais de 30.000 estudantes provenientes de outras nacionalidades

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *