Kerio Operator 2.0 integra Telefones IP com Sistemas CRM

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A Kerio Technologies, distribuída em Portugal pela Whitehat, anunciou o lançamento do Kerio Operator 2.0, a versão mais avançada do inovador sistema de PBX IP. Acompanhando a convergência entre os sistemas telefónicos mais antigos e o desenvolvimento das redes empresariais, a Kerio continua a adicionar novas funcionalidades ao seu produto, de modo a que as organizações obtenham maior desempenho e benefícios do seu sistema VoIP.

Por exemplo, o Kerio Operator 2.0 possibilita o acesso ao Asterisk Manager Interface (AMI). Este API aberto permite que aplicações de terceiros, como programas de CRM (Gestão de Relação com Clientes) e qualquer telefone baseado em software (dialers) possam ser integrados com o Kerio Operator. A integração com os programas de CRM permitem que os profissionais de vendas liguem aos seus clientes através da interface do programa, sendo que as chamadas ficam automaticamente registadas no sistema.

Novas funcionalidades do Kerio Operator 2.0

Parqueamento de chamadas

O parqueamento de chamadas é útil quando está numa chamada e precisa de ir para outra sala – para aceder a um ficheiro importante ou ter maior privacidade. O Kerio Operator permite-lhe fazer o parqueamento da chamada numa extensão própria (definida pelo administrador) e voltar à chamada num telefone diferente ao aceder à mesma extensão por exemplo “*512”. As extensões com chamadas parqueadas podem ser monitorizadas por BLF para tornar mais simples o regresso à conversa. BLF significa Busy Lamp Field e é semelhante às indicações de estado disponíveis nos programas de conversação como o ICQ ou o Jabber.

Integração com sistema CRM

Para uma produtividade acrescida, o Kerio Operator 2.0 pode ser integrado com sistemas CRM utilizando a Interface de Gestão do Asterisk (AMI). O sistema CRM pode identificar quem está a ligar, baseando-se no número de telefone e mostrar as informações existentes armazenadas no sistema. Permite também iniciar chamadas através do CRM ou através de um telefone baseado em software. O utilizador pode actualizar notas alusivas à chamada, monitorizar os estados alusivos à conversação ou ver o histórico de chamadas.

Gravação de Voz Melhorada

A funcionalidade de gravação de chamadas foi melhorada e agora é possível gravar os telefonemas que entram ou que são feitos, mesmo para extensões individuais.

Uma extensão para diversos dispositivos

O Kerio Operator 2.0 permite a utilização das extensões com múltiplos dispositivos. Alguns colaboradores necessitam de usar diversos telefones ou dispositivos com a mesma extensão. Cada dispositivo pode ter agora o seu próprio codec e configuração NAT para a obtenção da melhor qualidade de audio.

Interface de Administração Melhorada

Para reduzir tempo e o esforço necessário para instalar e gerir uma central telefónica, os utilizadores podem agora ser importados através de um ficheiro CSV. É ainda possível editar múltiplos administradores em simultâneo.

Administração Remota via SNMP

O administrador pode agora monitorizar o servidor Kerio Operator através de SNMP para obter informações acerca da utilização do servidor e desempenho.

“Não existem dúvidas de que os sistemas de voz baseados em IP estão em ascensão, ao contrário dos sistemas PBX mais antigos e complexos” afirma Scott Schreiman, CEO da Kerio Technologies. “O que estamos a observar à medida que o mercado está a amadurecer é que as soluções de voz por IP estão cada vez mais presentes e oferecem funcionalidades especificas para mercados específicos. Tivemos o cuidado de tornar o Kerio Operator 2.0 muito compatível com sistemas de CRM como o Salesforce ou o SugarCRM.”


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