ITCenter implementa projeto pioneiro de Recuperação de Desastres na GOPACA

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A GOPACA – Fábrica de Papel e Cartão, S.A. tem, ao longo dos últimos anos, procurado investir na inovação, quer ao nível da produção quer ao nível das Tecnologias de Informação. Renovou todo o parque de maquinaria produtiva e necessitava de reestruturar também a forma como a informação era tratada, tanto a nível interno como externo.

O principal desafio era a total integração dos sistemas utilizados pela GOPACA com foco no desempenho e na disponibilidade, optimizado os recursos disponíveis e desta forma garatindo um retorno financeiro significativo. Encontraram, na ITCenter, as soluções ideais que lhes permitiram a continuidade de negócio, melhorando, ao mesmo tempo, a performance, segurança e disponibilidade do sistema informático.

A primeira fase começou com a implementação da solução Server Virtualization da ITCenter, baseada em Citrix XenServer, no DataCenter principal. Foram ainda implementados os serviços de terminais baseados em LTSP – Linux Terminal Server Project, de forma a optimizar e a centralizar e agilizar o suporte aos utilizadores finais.

Foi ainda implementada a solução de e-mail baseada em Zimbra e um projecto de B2B – Business to Business. Este projecto permitiu, à GOPACA, melhorar a gestão, agilização e controlo de encomendas efectuadas via Web.

Neste momento, está igualmente em curso a implementação de um projecto VoIP baseado na solução ITCenter Enterprise Courier. A implementação da solução Enterprise Courier vai permitir à GOPACA melhorar a eficácia das comunicações internas e externas, aumentar a produtividade e reduzir custos com manutenção e licenciamento.

Na segunda fase, implementou-se uma solução de Alta Disponibilidade e Disaster Recovery do DataCenter principal para o site secundário distante em cerca de 400m. A solução assentou na componente de virtualização Citrix XenServer juntamente com a replicação das storages Dell Equallogic PS-M4110. A combinação desta tecnologia permite à GOPACA proteger e rapidamente assumir o seu negócio no DataCenter secundário em caso de falha do DataCenter principal. Para além disso, foi implementado um sistema de backup e snapshop para tapes das máquinas virtuais, assim como a monitorização de todos os componentes da infraestrutura, baseado no software opensource de monitorização Zabbix.

A implementação das soluções em causa permitiu à GOPACA uma melhoria significativa na performance, segurança e disponibilidade do seu sistema. Existe agora um acesso mais optimizado e integrado da informação. O sistema é igualmente gerido de forma mais transparente e eficaz. A monitorização e prevenção de falhas dos sistemas é pró-activa e preventiva, havendo ainda a possibilidade de recuperação instantânea do sistema, em caso de desastre.


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