iRobot lança Robô de vídeo colaborativo com Cisco TelePresence

10912
0
Share:

A iRobot  e a Cisco anunciaram na InfoComm que estão a trabalhar em conjunto para lançar no mercado o Ava 500, um robô de vídeo interactivo. O robô revolucionário integra ambas, a autonomia de navegação da IROBOT com a Telepresença da Cisco, permitindo aos colaboradores remotos a participação em reuniões e apresentações onde o movimento e a localização espontânea são importantes. O novo robô foi, também, concebido para permitir acesso visual a todo o tipo de instalações, laboratórios, centros de experiência para o consumidor e outras facilidades na cadeia de abastecimento.

O iRobot Ava 500 permite que qualquer utilizador remoto, sentado à frente do sistema interactivo, reúna com os colegas ou fazer parte de experiências, como visitas guiadas às infra-estruturas, que, anteriormente, seria difícil ou impensável de tão longe. Permite, ainda, que um utilizador em Nova Iorque, por exemplo, caminhe pelos corredores, reúna com colegas de Paris, Hong Kong ou São Francisco, tal e qual como se estivesse fisicamente no local.

Para visualizar o Ava 500 em actividade, vá a http://www.irobot.com/us/learn/commercial/ava500.aspx

Para criar o Ava 500, a iRobot enriqueceu o Ava, a plataforma robótica móvel com o sistema pessoal Cisco TelePresence EX60. Usado por milhares de trabalhadores espalhados pelo globo, este terminal tem sido tradicionalmente uma solução de desktop. A solução combinada com um sistema EX60 de 21.5 polegadas em HD no topo da plataforma robótica móvel, aumentando assim a experiência da telepresença – permitindo liberdade de movimento, localização espontânea e o movimento de um utilizador remoto a milhares de quilómetros de distância.

“A iRobot está entusiasmada por trabalhar com a Cisco na disponibilização da nova geração de soluções de telepresença a empresas de todo o mundo”, disse Youssef Saleh, vice-presidente e director geral da unidade de negócio Remote Presence da iRobot. “A iRobot tem tido sucesso com a introdução de plataformas de presença remota autónomas em hospitais. O iRobot Ava 500 vai abrir novos mercados e aplicações para a telepresença em ambientes de trabalho evolutivos.”

“Do browser à sala do conselho de administração, a Cisco assume o compromisso de melhorar as comunicações, os relacionamentos e a produtividade por ajudar as pessoas a reunirem-se cara a cara, embora fisicamente distantes,” afirma Snorre Kjesbu, vice-presidente e director geral da TIPBU [TelePresence & IP-Phone Business Unit da Cisco]. “O iRobot é um exemplo perfeito da utilização do vasto portfólio de soluções de colaboração de vídeo da Cisco para inovar e alargar o alcance da Telepresença.”

Como funciona:

O utilizador pode programar e controlar o Ava 500 através de uma interface iPad familiar, sendo que os pontos de destino podem ser seleccionados com um simples toque num mapa, ou escolhendo uma sala ou o nome de um funcionário. Uma vez definida a localização e o ponto de interesse, um robô disponível é activado para levar o utilizador onde este pretende ir. O robô pode ser operado em modo “privado” ou público” – o percurso desde a estação base até ao destino pode ser feito de forma reservada ou exposta, dado que o utilizador pode ver e ser visto, ou até mesmo parar num corredor para conversar com um colega com quem se cruza. Terminada a sessão, o Ava 500 regressa automaticamente à estação base para recarregar a bateria. Navegação autónoma significa que não é necessário “conduzir” o robô, pelo que o utilizador fica livre para outras tarefas.

Funcionalidades Principais:

  • Navegação Autónoma. O Ava 500 inclui navegação autónoma, o que significa que não é necessário guiar o robô, desta forma não é necessário muito treino para o operar, ficando o seu utilizador livre de se concentrar na tarefa que lhe foi destinada. O iRobot desenha o ambiente em seu redor e consegue de forma inteligente auto – navegar por todo e qualquer escritório sem embater contra pessoas ou paredes.
  • Interoperabilidade e nível de segurança empresarial. O Ava 500 utiliza ambos, o Cisco Telepresence EX60 e ainda os acessos sem fios Cisco Aironet 1600 wireless series, permitindo segurança enterprise-grade e interoperabilidade baseados em qualquer ambiente standard de colaboração vídeo.

As Principais aplicações incluem:

  • Colaboração remota entre equipas: permite que elementos afastados do local participem de forma mais pessoal no trabalho de equipas altamente colaborativas.
  • Gestão executiva: o robô permite que os gestores de equipas-satélite estejam mais presentes fisicamente e sejam capazes de se movimentar no espaço de trabalho.
  • Visitas guiadas e inspecções: permite acesso móvel a áreas como fábricas, laboratórios, espaços de experimentação para clientes e centros logísticos.
  • Formação corporativa remota/apresentações: O robô permite uma abordagem mais pessoal e interactiva às iniciativas de treino empresarial e apresentações.

Disponibilidade:

O Ava 500 deverá estar disponível no início de 2014 através de parceiros Cisco seleccionados. A iRobot e a Cisco vão ter o robô em exibição e demonstração na Infocomm 2013 Conference and Expo, que decorre entre os dias 12 e 14 de Junho em Orlando, na Florida.


Share:

Deixe o seu comentário