Connect with us

Opinião

Internet, a mais completa montra de produtos e serviços

Miguel Mascarenhas, fundador da Fixando

Publicado a

Os consumidores portugueses estão a adotar cada vez mais a internet para realizarem as suas compras. Dedicamos cada vez mais tempo aos sites de e-commerce, e esta mudança no padrão de comportamento dos consumidores é cada vez mais acentuada em todas as áreas. Quer seja para pagar as contas mensais, para fazer as compras do supermercado ou encontrar o presente ideal, a internet tornou-se o meio de excelência para os portugueses.

Já neste último Natal, a internet foi, de acordo com um estudo desenvolvido pela Deloitte, o canal preferencial como meio de pesquisa de presentes durante esta época, em várias categorias. Videojogos, música e lazer foram algumas das categorias onde os portugueses afirmaram utilizar a internet como fonte preferencial para a recolha de ideias e conselhos para presentes. Noutras áreas, tais como a moda, alimentação/bebidas e brinquedos, as lojas físicas ainda se revelaram como canal preferencial, embora como uma margem ínfima para o online. Uma tendência que, na minha opinião, em muitos poucos anos se irá reverter, com a Internet a assumir o seu papel de liderança em praticamente todas as categorias de bens e serviços, assim que o nível de confiança e utilização dos consumidores aumente.

Portugal está claramente a seguir as tendências europeias, onde a internet já é o canal mais utilizado para encontrar ideias e conselhos na globalidade das categorias de presentes.

Acredito que, muito em breve, a internet seja mesmo o meio preferencial em qualquer tipo de compra, em qualquer altura do ano a que nos estejamos a referir. O consumidor português é cada vez mais digital, mais informado, e não tem tempo a perder com processos de compra complexos e morosos.  A partir do momento em exista a perceção de que, através da internet, os métodos de pagamento são simples e também seguros para o consumidor, o boom da utilização do online vai acontecer.

O mesmo se aplica à contratação de serviços, onde os prestadores tiveram de se adaptar também às novas tecnologias e aprender a tirar partido dos benefícios da internet em prol dos seus negócios. A internet e o advento do e-commerce fizeram com que as empresas tivessem de adaptar as suas estratégias de negócio: é rara a empresa que, hoje em dia, não esteja presente nas tão conhecidas e amplamente utilizadas redes sociais. No entanto, as redes sociais são apenas uma parte da estratégia online das pequenas e médias empresas no mercado português de serviços locais. Existem já plataformas que levam clientes diretamente ao encontro de prestadores de serviços locais, plataformas estas que, seguindo a tendência de preferência pela internet já verificada noutros mercados, se tornarão numa referência para a pesquisa deste tipo de serviços.

As vantagens da internet são cada vez mais evidentes, tanto para clientes como para prestadores de serviços. Para os clientes, a conveniência e facilidade de acesso faz das plataformas online um meio preferencial para compras de produtos ou serviços. Já para os prestadores de serviços, esta mudança na forma de comprar dos consumidores traz benefícios inquestionáveis, na medida em que têm ao seu dispor um canal que lhes permite abranger novas geografias, conquistar novos mercados e atingir um público muito mais abrangente.

Miguel Mascarenhas é o fundador da FixeAds, grupo especializado na criação de plataformas online de classificados e e-commerce e que detém os portais OLX, Standvirtual, Imovirtual, Coisas e Faturavirtual. Dez anos após ter fundado o Standvirtual, hoje o maior portal de classificados do setor automóvel em Portugal, que esteve na origem da criação do grupo FixeAds em 2007, Miguel Mascarenhas continua a desenvolver projetos inovadores na área do Online. O seu espírito empreendedor tornou-o num dos mais jovens empresários portugueses de sucesso, que conhece e percebe as verdadeiras vantagens da Internet e de como usufruí-las.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias1 semana atrás

Startup cria solução de aluguer de material de campismo exclusiva para o Vodafone Paredes de Coura

O Vodafone Paredes de Coura recebe cerca de 16 mil campistas, que se instalam durante vários dias nas margens do...

Notícias2 semanas atrás

OutSystems: Boston e Amesterdão recebem as próximas edições das conferências NextStep 2018

A OutSystems anuncia os keynote speakers para as conferências NextStep 2018. Este ano, as conferências anuais da tecnológica portuguesa centradas no...

Passaporte2 semanas atrás

Rita Carmo Ferreira nova Country Manager da Stago Portugal

Rita Carmo Ferreira é a nova Country Manager da Stago Portugal, companhia líder em soluções de diagnóstico na área da...

Notícias2 semanas atrás

Syone é reconhecida como ‘Newcomer Partner of the Year’ no evento anual Microsoft Inspire

Alguns meses depois do seu reconhecimento como Microsoft Gold Partner, a Syone – vê reconhecida a sua aposta em soluções...

Notícias3 semanas atrás

Serviço de Polícia Metropolitana do Reino Unido seleciona a Northgate Public Services como parceiro para transformação digital MiPS

A NEC Corporation e a Northgate Public Services, uma subsidiária integralmente detida pela NEC, anunciaram que a NPS irá fornecer...

Notícias3 semanas atrás

Fingrid Datahub Oy escolhe CGI para desenvolver e executar core datahub para troca de informações de eletricidade

A CGI foi escolhida para projetar, construir e suportar um sistema de próxima geração de troca de informações de eletricidade...

Notícias3 semanas atrás

INSIGHTS 2018 traz a Lisboa especialistas e exemplos do que melhor se faz no mundo em Data Science e Inteligência Artificial

A Data Science Portuguese Association (DSPA) vai organizar, nos dias 6 e 7 de setembro, a conferência internacional INSIGHTS 2018....

Notícias3 semanas atrás

Vodafone Portugal apresenta resultados do primeiro trimestre

De abril a junho, primeiro trimestre do ano fiscal 2018-2019, a Vodafone Portugal prossegue a trajetória de crescimento das Receitas...