Connect with us

Leak Business

Internet é um acelerador do mercado automóvel

Patricia Fonseca

Publicado a

O mais recente estudo do Observador Cetelem sobre o mercado automóvel revela que a Internet deve passar a ser considerada como uma ferramenta relevante pela distribuição automóvel: permite ao consumidor obter informação de forma mais rápida e, no final acelerar e ativar a sua decisão de compra. Mais de metade dos portugueses (55%) afirmam que nos próximos dois anos pretendem utilizar a Internet para obter informação e 29% estão dispostos a comprar e pagar a sua viatura por este meio.

 No entanto, o Observador Cetelem constatou que presentemente, esta ferramenta não está a ser totalmente explorada pela indústria automóvel. Verifica-se que existe uma necessidade de reinventar a distribuição automóvel, de forma a que esteja mais alinhada com a sua época e com as expectativas dos consumidores. Reinventar a distribuição automóvel significa sair do dispositivo «clássico» e passar para um sistema de venda que permita baixar os preços e aumentar a satisfação, de acordo com as expetativas do consumidor.

estudo

Já há algum tempo que os consumidores abandonaram as formas clássicas de pesquisa de informação (como catálogos de marcas, conselhos profissionais…). Para obter uma linha de orientação quanto à escolha de um veículo, a maior parte dos europeus consulta os sites das marcas (61% para a média dos oito países analisados e 67% para o caso especifico de Portugal). Entre as outras fontes de informação online que os consumidores portugueses pensam privilegiar no futuro, estão os sites de concessionários (60%), seguidos dos fóruns (39%), onde são expressas as opiniões dos internautas.

«É inquestionável que a Internet se tornará numa plataforma privilegiada no futuro próximo. Acreditamos que o recurso a esta, para recolha de informação ainda não atingiu o seu apogeu. Nos países europeus, nos próximos dois anos, a Internet será utilizada como fonte de informação por mais de um indivíduo em cada dois. Assim, os consumidores utilizarão cada vez mais a Internet para obter uma linha de orientação quanto à escolha do seu veículo, podendo inclusivamente, passar de uma mera consulta para o ato de compra propriamente dito» defende Diogo Lopes Pereira, diretor de Marketing do Cetelem.

Este estudo do Observador Cetelem verificou também que a utilização crescente da Internet está a par de uma procura cada vez maior, de um preço mais baixo para o veículo escolhido. Com efeito, a Internet permite ao consumidor conceber o seu projeto de compra, comparando as formas de venda dos modelos propostos, de acordo com numerosos critérios. A atração pelos preços reduzidos revela-se primordial neste processo.

«Os show-rooms estão a tornar-se caros, designadamente, por causa das normas de apresentação impostas pelos construtores. Neste sentido, o relançamento da distribuição automóvel deverá forçosamente passar pela Internet que capta cada vez mais compradores na pesquisa de informação, logo no processo de decisão de compra. A Internet não deve continuar a ser considerada como uma ameaça para as redes tradicionais de venda automóvel, mas sim como um verdadeiro acelerador da compra desse bem!», defende o responsável.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2013, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias4 dias atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias4 dias atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...

Notícias5 dias atrás

OutSystems ganha prémio de inovação pelo terceiro ano consecutivo

A OutSystems  foi considerada a Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018 nos SIIA CODiE Awards. Estes prémios destacam empresas que,...

Notícias5 dias atrás

BI4ALL associa-se à DSPA

A BI4ALL é o novo membro da comunidade de associados da DSPA. Enquanto empresa líder no desenvolvimento de soluções de...

Notícias6 dias atrás

Opensoft aposta na Web Summit pelo terceiro ano consecutivo

A Opensoft vai marcar presença pela terceira vez consecutiva na maior conferência de tecnologia do mundo – a Web Summit...

Notícias6 dias atrás

Tecnologia da NEC permite deteção precoce de stress

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que estima com precisão o stress crónico com base em informações...

Notícias6 dias atrás

IBM e Galp impulsionam inovação no setor energético com recurso a Inteligência Artificial

Vivemos num mundo ininterruptamente conectado e em que quase tudo o que fazemos requer energia, seja em casa, no trabalho...

Notícias6 dias atrás

Altran e IEFP desenvolvem academia para reconversão de competências tecnológicas

A Altran e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), lançam hoje uma academia de reconversão de competências tecnológicas, que...