Instituto Europeu de Patentes reconhece Ericsson como líder em inovação 4G

8008
0
Share:

Oito investigadores da Ericsson foram nomeados para o prestigiado ‘European Inventor Award for LTE’ pelo Instituto Europeu de Patentes, reconhecendo a empresa enquanto líder em inovação 4G.

A equipa é uma das três nomeadas na categoria Indústria, que reconhece ‘tecnologias excecionais e bem-sucedidas patenteadas por grandes empresas Europeias”. O vencedor será anunciado a 17 de junho numa cerimónia de entrega de prémios em Berlim, na Alemanha, e que será conduzida pela Chanceler Alemã, Angela Merkel.

Os oito nomeados da Ericsson – Erik Dahlman, Stefan Parkvall, Muhammad Kazmi, Robert Baldemair, George Jöngren, Henning Wiemann, Johan Torsner e Magnus Stattin – têm desempenhado um papel de relevo no desenvolvimento do padrão de rede móvel Long Term Evolution (LTE), que está a sustentar o crescimento da economia da internet móvel.

Habitualmente referido como “4G”, traz grandes melhorias em termos de cobertura e capacidade, oferecendo velocidades de download e upload muito maiores do que as alcançáveis com as tecnologias anteriores.

A Ericsson é o principal fabricante de infraestrutura de LTE, e estima-se que 50% de todo o tráfego de smartphones em LTE seja tratado pela Ericsson. Graças aos esforços dos nomeados e dos seus colegas, a Ericsson conta deter 25% de todas as patentes essenciais em LTE.

Sara Mazur, VP and Head do Ericsson Research, disse: “Esta nomeação é uma grande homenagem ao extraordinário trabalho desenvolvido pelos nossos investigadores e ao foco da Ericsson em pesquisa e inovação. Com 25.000 engenheiros de investigação e desenvolvimento, um gasto anual de 5 mil milhões de dólares em I&D e 35.000 patentes concedidas no nosso portefólio global, vemos isto como um grande recurso e uma parte essencial do nosso negócio.”

“A Ericsson investe continuamente em pesquisa e está agora a preparar o terreno para a rede móvel de próxima geração, o 5G. Todos os investigadores nomeados estão envolvidos na análise e desenvolvimento do 5G, ampliando as capacidades de comunicação sem fios além do atual padrão de LTE,” acrescentou Mazur.

O investimento contínuo da Ericsson em I&D permitiu a interoperabilidade e ajudou padrões avançados como o 2G, 3G e atualmente o 4G (LTE), que revolucionaram a forma como comunicados e nos conectamos.

O Instituto Europeu de Patentes desenvolveu um processo com a duração de um ano para finalizar a shortlist das 15 melhores invenções, com base em milhares de patentes registadas nos seus escritórios em toda a Europa. Os júris revelaram que procuravam por “novas ideias que não só impulsionassem o progresso tecnológico e o crescimento económico, mas que também moldassem a sociedade e melhorassem o nosso dia-a-dia”.
Lançado em 2006 pelo Instituto Europeu de Patentes, os European Inventor Awards dão aos investigadores o reconhecimento que estes merecem e incentivam à inovação futura. É uma das mais prestigiadas competições do seu género.

Os European Inventor Awards são apresentados em cada uma das seguintes categorias: Indústria, PMEs, Investigação, Países não-Europeus e Lifetime Achievement. Uma categoria adicional – Prémio Popular – será decidida através de votação pública.


Share:

Deixe o seu comentário