Inquérito sobre Big Data da Jaspersoft realça tendências globais da adoção

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A Jaspersoft, partilhou hoje os resultados de um inquérito realizado a mais de 600 membros da comunidade Jaspersoft sobre a utilização de Big Data pelas empresas, no seu processo de tomada de decisões.

O inquérito global da empresa revelou tendências sobre a forma como muitas empresas estão a abordar a sua oportunidade de Big Data, bem como onde é que estes grandes volumes de dados estão a ser utilizados nas organizações.

Surpreendentemente, 62% dos inquiridos já utilizaram uma solução de Big Data ou pensam fazê-lo nos próximos doze meses. Entre aqueles que não pensam utilizar esta solução, 35% referiram, como principal barreira, uma falta de conhecimento sobre Big Data.

As cinco principais categorias de casos de utilização de Big Data são:

  • Análise da experiência do cliente (48%)
  • Análise de clientes – índice de desistência de clientes, segmentação (37%)
  • Otimização de campanhas de marketing (28%)
  • Análise do risco financeiro (27%)
  • Análise competitiva de marketing (27%)

Entre os que responderam que implementaram ou planearam iniciativas de Big Data, os tipos de projeto abrangeram desde a análise de clientes até à descoberta de medicamentos, definição de alvos com base na localização em campanhas de marketing e a análise de ameaças.

Outras conclusões retiradas deste inquérito incluíram:

  • 67% dos inquiridos que responderam pertencem a sete setores: Software e Internet, Computadores e Eletrónica, Serviços Financeiros, Governo, Serviços de Saúde, Farmacêutica e Biotecnologia, e Telecomunicações;
  • 60% afirmaram que as bases de dados relacionais são o seu principal armazém de Big Data, tendo a Hadoop e a MongoDB ficado empatadas como outros dos principais armazéns de dados (18% cada);
  • A principal fonte de Big Data foram as aplicações empresariais (79%); entre estas aplicações, as mais usuais foram as de gestão de relações com clientes (33%), serviços financeiros (31%) e comércio eletrónico (28%);
  • Embora mais de metade (60%) ainda esteja a utilizar o Big Data nas próprias instalações, 40% está a utilizar o Big Data na nuvem;
  • 44% necessita da analítica em tempo real ou quase em tempo real para o seu Big Data;
  •  As análises e tecnologias de processamento de Big Data mais importantes citadas foram os relatórios (76%), visualização de dados (64%), integração de dados/ETL (59%) análises estatísticas/previsões (54%), e pesquisa (50%);
  • 68% está a utilizar conteúdos gerados por máquinas (registos de Internet, dados de sensores) como fonte principal para um projeto de Big Data enquanto 46% utiliza texto produzido por meios humanos (meios de comunicação social, blogues).

“Ficámos mesmo surpreendidos ao constatar a rapidez com que o mercado de Big Data se está a desenvolver, com base nos planos de implementação dos membros da nossa comunidade”, afirmou Brian Gentile, CEO da Jaspersoft. “Desde a variedade de setores que está a utilizar Big Data até aos casos de utilização identificados, é óbvio que a adoção de Big Data está a ganhar terreno paralelamente à utilização da nuvem, duas tecnologias complementares que podem alterar de forma crucial a curva de custo/valor numa organização.”

A Jaspersoft fornece o complemento ideal para a produção de relatórios e de análises em sistemas de Big Data. A sua suite de BI assenta numa arquitetura moderna baseada na Internet, que se integra de forma nativa nos sistemas de Big Data mais populares com vista a proporcionar conhecimentos e informações fáceis e interativos. A Jaspersoft oferece três formas de análise de Big Data, incluindo exploração ao vivo, relatórios de batch diretos ou análise de batch indireta, permitindo às empresas responderem de forma simples, escalável e económica às suas necessidades. A Jaspersoft tem parcerias com empresas líderes em plataformas de Big Data, incluindo a Actian Corporation, IBM Netezza, Datastax (Cassandra), HP Vertica, 10Gen (MongoDB) e a Google BigQuery.


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Patricia Fonseca

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