Indra vai gerir processamento e arquivo de imagens dos satélites Sentinel 2

10472
0
Share:

A Indra assinou um acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA) para acolher nas suas instalações o principal Centro de Processamento e Arquivo de imagens da missão Sentinel-2, responsabilizando-se também pela sua operação.

Este contrato reforça a posição da multinacional de consultoria e tecnologia como operador de centros de processamento de imagens de satélite, consolidando a sua carteira de soluções e serviços no setor espacial. A companhia é líder no desenvolvimento dos segmentos terrestres em Espanha e tem uma vasta experiência em sistemas e aplicações de observação da Terra.

Os satélites Sentinel fazem parte do programa Copernicus, anteriormente designado GMES (Global Monitoring for Environment and Security) e dotarão a Europa de capacidade própria e orientada, para servir as necessidades dos diversos utilizadores, de observação da Terra.

O centro de processamento e arquivo será inaugurado em Setembro de 2014, por ocasião do lançamento do Sentinel-2A, podendo ser posteriormente ampliado para gerir os dados do segundo satélite, Sentinel-2B, que será lançado no espaço em 2016.

Estes satélites, de órbita polar, vão captar imagens de alta resolução em 13 bandas, visível e infravermelha. A sua vida útil será de aproximadamente 7 anos, respetivamente, estando no entanto preparadas para uma prorrogação que se poderá estender até 5 anos.

A equipa especializada na observação da Terra da Indra será responsável pela gestão e operacionalização completa do centro, incluindo o processamento de imagens e a sua distribuição aos utilizadores.

A Indra será também responsável pelo armazenamento de dados a longo prazo podendo, em cada ano, arquivar até 1.000 terabytes de novas imagens. A companhia vai armazenar esta informação no seu avançado Centro de Processamento de Dados em San Fernando de Henares, que atualmente detém uma área de 5.000 m2 e fornece 99,98% de serviços sem quaisquer interrupções.


Share:

Deixe o seu comentário