21049 0

Indra testa eficiencia energética para Smart Cities

A Indra está a desenvolver um teste-piloto que vai integrar as soluções mais avançadas de Smart Building (eficiência energética para edifícios) e de Smart Lighting (iluminação pública inteligente), no âmbito do projecto Arrowhead, uma iniciativa, a maior de I+D+i a nível europeu, que tem como objetivo aumentar a eficiência energética e flexibilizar o consumo dos edifícios, infra-estruturas públicas, processos industriais e sector energético através do uso de tecnologias integradas.

O teste-piloto de Smart Building inclui o desenvolvimento de um sistema para facilitar a detecção, monitorização e controlo inteligente do consumo de energia em tempo real para reduzir significativamente a pegada energética e ajudar a criar padrões de poupança.

Quanto ao piloto de Smart Lighting será testado na iluminação pública de uma rua de Barcelona onde serão instalados sensores para monitorizar informações ambientais (intensidade de luz, por exemplo), o consumo de energia e a mobilidade (trânsito rodoviário, de peões, etc.). As luzes vão incorporar tecnologia LED que permitem controlar a intensidade da luz de acordo com toda a informação monitorizada.

Ambos os pilotos vão ser integrados na ATENEA – a plataforma de gestão de Smart Cities da Indra, que irá gerir os dados e oferecer uma visão completa da actividade – e deverão estar operacionais em Junho de 2015.

Com um orçamento de 80 milhões de euros e participação de 78 instituições de 11 países, o projecto é co-financiado pela União Europeia e pelo Ministério da Indústria, Energia e Turismo de Espanha. Liderado pela Universidade de Lulea (Suécia) e com uma duração prevista de quatro anos, o Arrowhead tem várias empresas internacionais como parceiras, nomeadamente a Acciona, a Techniker, a Ford, a Schneider, a Honeywell e várias universidades e centros de pesquisa.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Canon nomeada patrocinador oficial do Rugby Cup 2015

A Canon juntou-se à família dos patrocinadores oficiais do Campeonato do Mundo de Rugby 2015, anunciou o Rugby World Cup Limited (RWCL). Esta é a primeira vez que

Quidgest desenvolve projeto pioneiro na visualização de modelos em sistemas de informação

Apesar das inúmeras vantagens do desenvolvimento de sistemas baseado em modelos, a visualização destes modelos torna-se difícil dada a complexidade da informação existente nas organizações. Para responder a

Acer lança programa ‘Acer Promise’ para PMEs

A Acer anunciou hoje o ‘Acer Promise’, um novo programa criado especificamente para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e Small Office, Home Office (SOHO) cobrindo a sua gama

IBM Database oferece liberdade de escolha a clientes SAP

O IBM database DB2 10.5 com Aceleração BLU consegue fazer a análise de enormes quantidades de dados de um modo mais simples, mais barato e muito mais rápido

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *