Indra reconhecida como empresa de confiança internacional pela ONU

8272
0
Share:

A Indra foi homologada como empresa de confiança internacional pela Organização das Nações Unidas (ONU), para o fornecimento de material eleitoral, e pela União Europeia, para prestação de serviços de apoio às Missões de Observação Eleitoral (MOEs). A multinacional de consultoria e tecnologia torna-se assim na única empresa em todo o mundo que possui ambas as homologações.

A certificação da ONU habilita a Indra a fornecer material em quatro grupos de elementos (urnas e cabines de voto, kits eleitorais e tinta indelével) tonando-se numa das três empresas internacionais autorizadas a este tipo de fornecimento. A presente homologação é ainda extensível a um contrato de longo prazo para fornecimento dos materiais descritos e o desenvolvimento da logística e transporte que os materiais acima referidos exigem. A capacidade produtiva e logística, assim como a experiência, qualidade e variedade de produtos da companhia foram altamente valorizados em todo o processo.

Por outro lado, a aprovação da União Europeia acredita o consórcio liderado pela Indra a prestar apoio internacional à organização logística e de segurança de todos os peritos enviados pelos países membros às Missões de Observação Eleitoral (MOE). Estas missões envolvem a deslocação de equipas humanas de centenas de pessoas, durante as operações eleitorais em diferentes países.

A capacidade de organização de grandes projetos eleitorais em todo o mundo, a presença internacional, a capacidade logística, a experiência para lidar com situações de crise no desenvolvimento dos projetos e a elevada capacidade de resposta às contingências foram alguns dos critérios de seleção definidos para esta homologação que, atualmente, apenas quatro consórcios em todo o mundo detêm.

Liderança em processos eleitorais em todo o mundo

A Indra acumula uma experiencia de participação em mais de 350 processos eleitorais em todo o mundo, com mais 3.500 milhões de eleitores envolvidos. A empresa foi pioneira na utilização de novas tecnologias disponibilizando soluções de voto eletrónico, e-couting e voto por internet, para além de soluções e serviços que permitem a participação do cidadão (como a plataforma iPARTICIPA) e que apoiam a gestão eleitoral (utilização de soluções móveis ou ferramentas informáticas que facilitam e simplificam as tarefas das mesas eleitorais – Mesa Administrada Eletronicamente, MAE).

Durante os últimos anos, a Indra participou no desenvolvimento de eleições em países como Reino Unido, Noruega, França, Eslovénia, Portugal, Itália, Estados Unidos, Argentina, Angola, entre outros, disponibilizando todo o tipo de serviços e soluções eleitorais e implantando inovadores sistemas de voto eletrónico. Foi ainda responsável pelos escrutínios provisórios das eleições nas Astúrias, Andaluzia, Galiza e Catalunha em 2012 assim como pelas Eleições Gerais e Locais de Espanha em 2011, a par com a maioria das eleições regionais realizadas naquele ano. Por outro lado, durante o ano de 2012 também participou em diversos processos eleitorais de âmbito internacional, como as Eleições Legislativas e Municipais em El Salvador e as Eleições Presidenciais e Legislativas em França, através do fornecimento do Sistema de Voto Eletrónico, que vem implementando desde 2004 em vários municípios no país.

Em 2013, a Indra realizou as Eleições Primárias e Nacionais na Argentina, para candidaturas a cargos nacionais, e as Eleições Parlamentais na Noruega, em Oslo, com o fornecimento do seu sistema de contagem eletrónica de votos (e-Couting) que vem sendo implementado no país desde 2003. Também apoiou a realização do referendo na capital norueguesa sobre a sua candidatura aos Jogos Olímpicos de 2022.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário