Indra lidera projeto ABC4EU (Automated Border Control for European Union)

11792
1
Share:

A Indra lidera o projeto ABC4EU (Automated Border Control for European Union), iniciativa europeia de I+D para melhor os sistemas de automatização do controlo de fronteiras nos aeroportos.

O objetivo desta iniciativa é atualizar e integrar os sistemas já existentes, preparando-os para que possam verificar passaportes e BI’s de última geração, permitindo que cidadãos que não pertencem a países da União Europeia os possam utilizar. O investimento do projeto ABC4EU ascende a 16,8 milhões de euros.

Nos últimos anos foram desenvolvidos inúmeros sistemas deste tipo que, lançados como projetos-piloto, foram implementados nos principais aeroportos europeus. O seu principal objetivo foi testar as capacidades desta tecnologia para melhorar a velocidade, segurança, automatização e redução dos chamados falsos alarmes. Em Espanha, a Polícia Nacional utiliza com grande sucesso, os sistemas da Indra nos aeroportos Adolfo Suárez Madrid-Barajas e em Barcelona-El Prat.

Após comprovar a sua autenticidade, os sistemas de acesso e controlo automatizado validam o passaporte ou o BI do passageiro, verificando que efetivamente corresponde ao utente. O processo de identificação tem em conta inúmeros parâmetros biométricos, como as impressões digitais e o reconhecimento facial.

Atualmente, o sistema apenas está preparado para ser utilizado por cidadãos da União Europeia. Para ampliar a sua utilização por outro tipo de passageiros, o consórcio vai analisar a viabilidade de integração com um registo de passageiros frequentes, que poderá incorporar todas as pessoas que pretendam utilizar esta solução.

Relativamente à harmonização dos sistemas, a ambição do projeto é conseguir que os passageiros tenham sempre a mesma experiência de utilização, independentemente do fabricante que tenha desenvolvido o sistema ABC. A harmonização também vai facilitar a implementação da solução, uma vez que está garantida a interconexão e compatibilidade dos sistemas dos diferentes fornecedores.

O projeto ABC4EU vai identificar os requisitos necessários para garantir que os sistemas de acesso e controlo automatizado sejam flexíveis, integrados e interoperáveis em toda a União Europeia. Em concreto, serão harmonizados os processos de gestão de passaportes eletrónicos, biometria, design de pórticos de acesso, interface e interoperabilidade. A melhoria dos sistemas ABC, através da incorporação de tecnologias que apoiam a segurança nas fronteiras, tornará mais ágil a passagem nas fronteiras, mantendo os níveis de segurança.


Share:

Deixe o seu comentário