23280 0

Indra lidera projeto ABC4EU (Automated Border Control for European Union)

A Indra lidera o projeto ABC4EU (Automated Border Control for European Union), iniciativa europeia de I+D para melhor os sistemas de automatização do controlo de fronteiras nos aeroportos.

O objetivo desta iniciativa é atualizar e integrar os sistemas já existentes, preparando-os para que possam verificar passaportes e BI’s de última geração, permitindo que cidadãos que não pertencem a países da União Europeia os possam utilizar. O investimento do projeto ABC4EU ascende a 16,8 milhões de euros.

Nos últimos anos foram desenvolvidos inúmeros sistemas deste tipo que, lançados como projetos-piloto, foram implementados nos principais aeroportos europeus. O seu principal objetivo foi testar as capacidades desta tecnologia para melhorar a velocidade, segurança, automatização e redução dos chamados falsos alarmes. Em Espanha, a Polícia Nacional utiliza com grande sucesso, os sistemas da Indra nos aeroportos Adolfo Suárez Madrid-Barajas e em Barcelona-El Prat.

Após comprovar a sua autenticidade, os sistemas de acesso e controlo automatizado validam o passaporte ou o BI do passageiro, verificando que efetivamente corresponde ao utente. O processo de identificação tem em conta inúmeros parâmetros biométricos, como as impressões digitais e o reconhecimento facial.

Atualmente, o sistema apenas está preparado para ser utilizado por cidadãos da União Europeia. Para ampliar a sua utilização por outro tipo de passageiros, o consórcio vai analisar a viabilidade de integração com um registo de passageiros frequentes, que poderá incorporar todas as pessoas que pretendam utilizar esta solução.

Relativamente à harmonização dos sistemas, a ambição do projeto é conseguir que os passageiros tenham sempre a mesma experiência de utilização, independentemente do fabricante que tenha desenvolvido o sistema ABC. A harmonização também vai facilitar a implementação da solução, uma vez que está garantida a interconexão e compatibilidade dos sistemas dos diferentes fornecedores.

O projeto ABC4EU vai identificar os requisitos necessários para garantir que os sistemas de acesso e controlo automatizado sejam flexíveis, integrados e interoperáveis em toda a União Europeia. Em concreto, serão harmonizados os processos de gestão de passaportes eletrónicos, biometria, design de pórticos de acesso, interface e interoperabilidade. A melhoria dos sistemas ABC, através da incorporação de tecnologias que apoiam a segurança nas fronteiras, tornará mais ágil a passagem nas fronteiras, mantendo os níveis de segurança.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

EMEL lança a primeira App de Estacionamento dedicada às Empresas

Depois do sucesso da aplicação para consumidores, a EMEL lançou a solução ePark Empresas, uma aplicação B2B que vem facilitar a vida das organizações. Com o ePark Empresas, as organizações

Alcatel-Lucent Enterprise simplifica automatização das redes com o OmniSwitch 6900-X72

A ALE apresenta o mais recente membro da família de switches Alcatel-Lucent OmniSwitch 6900. O novo Alcatel-Lucent OmniSwitch 6900-X72 é um switch de alta densidade de 10GbE/40GbE que

Rede multibanco regista novos recordes

Em julho de 2016 registou-se o melhor mês de sempre da Rede MULTIBANCO, com o maior número de operações processadas. Para além deste marco, foram alcançados ainda 3

CESCE SI e Hitachi Data Systems reforçam soluções de alinhamento entre negócio e infraestruturas de TI

A CESCE SI em parceria com a Hitachi Data Systems Corporation (HDS) anunciou uma nova tecnologia, concebida para acelerar o sucesso dos clientes através de uma abordagem de

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *