19788 0

Indra lança solução compacta de contadores elétricos inteligentes

A Indra lançou no mercado uma solução compacta de contadores elétricos inteligentes (Smart Meter) de última geração que incorpora num único equipamento os elementos de medição, visualização, monitorização (deteção da qualidade do serviço, falta de abastecimento ou nível de tensão), controlo de potência e controlo remoto do abastecimento. A sua principal característica é a capacidade de concentrar num único dispositivo, a conexão com o exterior de um conjunto de contadores de um edifício, o que supõe uma solução muito mais económica para as distribuidoras elétricas de zonas com uma concentração muito grande de clientes (zonas urbanas), uma vez que evita que, em cada contador, multiplique a sua capacidade de comunicação. De realçar que mais de 50% dos consumidores de energia portugueses, vivem em edifícios multifamiliares.

A economia conseguida com o equipamento InMeter é possível graças às comunicações bidirecionais, desde ou para a central de distribuição remota da companhia, libertando assim cada contador individual (InMeter EBM) e reunindo os dados num concentrador (InMeter RCC) que utiliza a função Gateway (conexão) entre os vários contadores InMeter associados ao sistema central de distribuição. O concentrador InMeter RCC é, portanto, o equipamento que incorpora todas as comunicações de modem.

A separação das funções de medida e visualização, que incorporam os contadores InMeter EBM, e a função de comunicação, que se integra no concentrador InMeter RCC, proporciona inúmeros benefícios: adaptabilidade, facilidade de atualização de comunicação, capacidade de multiutilização ou a adição de serviços de valor acrescentado para o cliente.

A solução pode recorrer a diferentes tecnologias de comunicação em função dos requisitos técnicos exigidos pelo cliente (GPRS, soluções de PLC, Ethernet) de forma totalmente independente do contador. Da mesma forma, a capacidade de adaptação facilita a atualização das comunicações ao longo da vida do equipamento sem ter de fazer alterações à medição.

Por outro lado, o concentrador InMeter RCC e a função Gateway permitem conjugar, de forma simultânea, diferentes tecnologias de comunicação que facilitam a multiutilização para recolha de informação sobre as medições de eletricidade, água e gás, por exemplo. Para além disso, permite facilitar a interação com o cliente através de aplicações que agregam valor às tecnologias de Smart Metering, que têm por objetivo facilitar ao cliente o acesso à sua informação de consumo através de um display instalado em casa, que monitoriza os consumos energéticos domésticos e verifica, em tempo real, o consumo total e o custo diário, semanal ou mensal.

Esta funcionalidade do InMeter foi demonstrada no projeto Integris (Electrical Grid Sensor Communications) financiado pela Comissão Europeia e liderado pelo Enel Energy Europe e ENDESA. Neste projeto o InMeter foi utilizado como um smart meter (medidor inteligente) e como gateway de comunicações para a casa do cliente. A flexibilidade do sistema permitiu comunicações mais simples e rápidas com o centro de processamento de controlo utilizando a banda larga PLC e agilizando, simultaneamente, a conectividade com o interior da casa do cliente.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

RSA lança Security Analytics

A RSA anunciou hoje o lançamento da RSA Security Analytics – uma solução de investigação e monitorização de segurança concebida para ajudar as organizações a defender os seus bens

Schneider Electric distingue Parceiros IT

Realizou-se, no passado dia 5 de dezembro, a 14ª Gala de Parceiros IT da Schneider Electric, que premeia anualmente o desempenho dos parceiros da empresa e que reuniu

Gfi recebe distinção da Microsoft pela implementação de Windows Azure

A Gfi foi reconhecida, pela Microsoft Portugal, como o principal parceiro na implementação de soluções em Windows Azure. Esta distinção é fruto do trabalho desenvolvido no primeiro semestre

NOS e a CIP promovem a economia digital em Portugal e a utilização das Tecnologias de informação e comunicação

A NOS e a CIP formalizaram hoje uma parceria de colaboração com o objetivo de promover a economia digital em Portugal e a utilização das Tecnologias de Informação

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *