Indra introduz um sistema de última geração para a gestão dos autocarros públicos da Ecovia em Monterrey (México)

8536
0
Share:

A Indra foi contratada para atualizar o sistema de gestão da frota de autocarros que opera atualmente na cidade de Monterrey (México), implementando a tecnologia mais avançada de gestão de transportes públicos. O contrato inclui o fornecimento, instalação e a colocação em funcionamento de um novo Sistema de Ajuda à Exploração (SAE) para a Ecovia, assim como o suporte tecnológico e a manutenção do mesmo.

A multinacional implementará nesta cidade do norte do México a versão mais avançada do seu sistema SAE para o controlo da frota de 80 autocarros que circulam em faixas exclusivas no centro da principal via do Corredor Lincoln-Ruiz Cortines, o que permitirá melhorar a eficiência, a segurança e a qualidade do serviço prestado aos quatro milhões de habitantes de Monterrey.

A Ecovia é um sistema de autocarros de trânsito rápido que conta com 80 autocarros ecológicos, climatizados e equipados com a tecnologia especializada, que cobrem 30 quilómetros desde o terminal Licoln, em Monterrey, até ao terminal de integração de Valle Soleado, em Guadalupe.

A solução da Indra dispõe de um único centro de controlo equipado com as mais avançadas tecnologias, a partir do qual é possível conhecer em qualquer momento onde se encontra cada veículo da frota, ver as imagens das câmaras a bordo, gerir a informação fornecida aos utilizadores e tomar decisões em tempo real em caso de incidentes, necessidade de reforços ou qualquer desvio do serviço planeado. Isto é possível graças aos sistemas de informação geográfica, ao equipamento a bordo dos autocarros, ao centro de controlo do sistema e à infraestrutura de comunicações móveis, com tecnologia 3G, que conta com a solução da Indra.

Para além disso, permite gerar relatórios e gráficos para melhorar o conhecimento do serviço e facilitar a medição dos parâmetros de qualidade, com o objectivo de melhorar a oferta, aumentar o rendimento e diminuir os custos operacionais.

Melhor serviço, segurança e informação

As melhorias na gestão dos transportes também se alargarão aos cidadãos, que beneficiam de um serviço de maior qualidade, melhor informação e um transporte mais seguro graças à nova tecnologia. Poderão ter informação, por exemplo, sobre as próximas paragens, ligações com outras linhas de autocarro ou metro, possíveis atrasos nos tempos previstos de chegada dos autocarros nos ecrãs informativos multimédia nos autocarros e nas estações. Além disso, esta informação estará disponível na web para informar os passageiros em tempo real, assim como nos smartphones dos utilizadores do transporte. Os autocarros contarão também com um sistema de voz automatizado que informará o utilizador sobre as paragens seguintes.

Para proporcionar maior segurança e ajudar a combater possíveis casos de vandalismo ou agressão, o sistema de videovigilância a bordo, instalado na totalidade da frota e completamente integrado com o SAE, permitirá gravar, transmitir e visualizar imagens em tempo real graças às câmaras com que os veículos estão equipados.

Tecnologia líder para o transporte e mobilidade urbana

O projeto para a cidade de Monterrey junta-se ao projeto desenvolvido pela Indra na Cidade do México, onde  foi criado um centro de controlo avançado equipado com o sistema SAE da Indra para gerir a frota de mais de 490 autocarros de Metrobus. A Indra é uma das empresas líderes mundiais em tecnologia inteligente para a gestão de transportes públicos de passageiros, com projetos em cidades como Madrid, Barcelona, México, Medellín (Colômbia), Curitiba (Brasil) Savannah (EUA), Worclaw (Polónia), Kuala Lumpur (Malásia), entre outras.

Mais de 14.500 autocarros são geridos com a tecnologia da Indra em todo o mundo e metros como o de Madrid, Barcelona, Valência, Málaga, Lisboa, Santiago do Chile e Calcutá, o metro suburbano do México, o metro ligeiro de Austin e o comboio ligeiro de San Luís, nos Estados Unidos, entre muitos outros, confiaram também nas soluções de bilhética da empresa.

A tecnologia é um elemento chave para melhorar o serviço de transportes públicos, encorajando os cidadãos a optarem por este e promovendo o elemento intermodal, o uso combinado de diferentes meios de transporte. Os últimos projetos que a Indra está a desenvolver em cidades como Barcelona, Kuala Lumpur, Malásia, Medellín, Colômbia, avançam para estes modelos de transporte intermodal, em que se integra a gestão dos diferentes modos de transporte para conseguir um transporte mais eficiente e sustentável.

Líderes em Transporte e Tráfego no México

Este novo contrato reforça a liderança da Indra no mercado de Transportes e Tráfego no México, que nos últimos anos tem registado um importante crescimento e desenvolveu projetos como a implementação do já mencionado Sistema de Ajuda à Exploração (SAE) para o Metrobus na Cidade do México, a tecnologia de gestão de tráfego nos túneis e na autoestrada Necaxa-Tihuatlán ou sistemas inteligentes de tráfego, portagens e teleportagens nas autoestradas de Guadalajara-Tepic. Outras referências da empresa são a implementação do sistema de teleportagens mais avançado de toda a América Latina e os seus sistemas inteligentes de tráfego no Viaduto Elevado Bicentenário, os sistemas de ticketing e segurança no Metro Suburbano do México e o sistema de portagens e ITS para as vias Libramento Arco Norte e o Circuito Exterior Mexiquense, entre outros.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário