15617 0

Indra integra comunidade de investigação europeia Trust in Digital Life

A Indra integrou o Trust in Digital Life (TDL), grupo europeu de investigação aberta que visa a promoção, o desenvolvimento e a utilização de tecnologias de informação e comunicação seguras, confiáveis e com respeito pela privacidade dos cidadãos.

Ao integrar esta iniciativa a Indra poderá explorar sinergias com empresas líderes em tecnologia, detetar necessidades emergentes dos utilizadores, melhorar a oferta das suas soluções e participar em iniciativas multinacionais. Por seu lado, a Indra irá contribuir com a sua vasta experiência no desenvolvimento de sistemas de TIC e com o seu profundo conhecimento das necessidades de grandes clientes, com quem trabalha em diferentes sectores. Contribuirá ainda com a possibilidade de validação e teste de novas tecnologias de forma rápida e com introdução no mercado a curto prazo.

A iniciativa TDL foi identificada pela Comissão Europeia, na sua estratégia de segurança cibernética, como uma das parcerias público-privadas que melhor pode contribuir para a melhoria da segurança do trabalho da indústria europeia.

Fundado em 2009 pela Gemalto, Microsoft, Nokia e Philips, o TDL procura reunir um conjunto equilibrado de empresas, universidades, legisladores e administrações públicas que contribuam para o desenvolvimento de uma visão conjunta sobre como criar sistemas que ofereçam confiança ao utilizador. Atualmente, conta com mais de 25 membros prevendo, até ao final do ano, chegar aos 40.

Cada vez mais os cidadãos, governos e empresas dependem do ambiente digital para interagir, efetuar trocas e operações. Dentro deste âmbito, a associação fixou como missão a monitorização de incidentes de segurança cibernética, o incremento da consciencialização da necessidade de melhoraria da segurança e a definição e validação de ferramentas de autenticação interoperáveis, que facilitem a utilização segura de serviços online pelo cidadão.

Trabalhando na definição dos requisitos que devem ser cumpridos pelas plataformas que fazem a gestão de dados de utilizadores, incluindo as plataformas específicas para dispositivos móveis, o TDL pretende garantir a segurança integral dos dados do utilizador, desde que são introduzidos até que são recebidos.

Para a concretização do seu trabalho, o TDL desenvolve cenários e casos que ajudam a testar as tecnologias e a comprovar que cumprem os requisitos de segurança e privacidade necessários. Coordena ainda iniciativas europeias para reduzir a fragmentação no desenvolvimento de tecnologias confiáveis, otimizando os esforços da indústria.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Information Builders e Cloudera estreitam a sua aliança

A Information Builders deu um novo passo na sua relação com a Cloudera. O fornecedor norte-americano certificou a sua plataforma iWay Big Data Integrator 1.2 sobre Cloudera Enterprise

Grupo Bosch continua a crescer em Portugal

Para o Grupo Bosch, 2011 foi um ano positivo em termos de desenvolvimento do negócio em Portugal. Influenciado pelo aumento das encomendas da indústria automóvel, principalmente ao nível

Ericsson nomeada líder no “Quadrante Mágico de OSS” da Gartner

Nos últimos dois anos, a Ericsson tem efectuado aquisições estratégicas para se posicionar como líder de mercado de Sistemas de Suporte às Operações (OSS: Operations Support Systems). Como

GTI distribui soluções da Vision Solutions em Portugal

A GTI continua a sua estratégia de evolução e crescimento face à sua rede de parceiros e anuncia uma nova aliança. O acordo estabelecido com a Vision Solutions

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *