Indra implementa tecnologia de gestão e bilhética nos autocarros de Plovdiv na Bulgária por 8,3 M€

9328
0
Share:

O Município de Plovdiv adjudicou à Indra um contrato para a implementação da mais avançada tecnologia de Bilhética sem contacto e um sistema de ajuda à exploração (SAE) para o serviço de transportes públicos da segunda maior cidade da Bulgária, no valor de 8,3 M€

Com a sua tecnologia mais avançada SAE, a Indra vai equipar um centro de controlo a partir do qual será possível, a qualquer momento, saber onde se encontra cada autocarro da frota de Plovdiv, graças a um modelo que integra os dados dos diferentes operadores de autocarros da cidade, os sistemas de informação geográfica, os equipamentos embarcados nos veículos e a infra-estrutura de comunicações móveis, com tecnologia 3G e redes privadas, implementada pela companhia. Esta informação irá facilitar a tomada de decisões em tempo real em caso de incidentes ou necessidade de reforços, e permitirá detectar qualquer desvio do serviço planeado.

A partir do centro de controlo será também possível gerir a informação que se disponibiliza aos cidadãos através dos ecrãs multimédia de última geração com os quais serão equipados tanto os 285 autocarros como as 354 paragens da cidade. Os utilizadores poderão saber, por exemplo, as paragens seguintes, as ligações com outras linhas, possíveis incidências ou os tempos estimados de chegada dos autocarros. Toda essa informação estará ainda disponível nos smartphones dos passageiros, após descarregarem uma aplicação gratuita na página web do município.

O sistema da Indra vai também facilitar a programação de trabalho em qualquer uma das linhas de autocarros e gerar informações e gráficos para conhecer os detalhes do serviço, ajustá-lo melhor à procura real dos cidadãos e, desse modo, melhorar a sua qualidade, aumentar o rendimento e reduzir os custos.

Cartão sem contacto

O projecto para Plovdiv inclui um novo sistema de bilhética sem contacto para a cidade, que substituirá o actual sistema e permitirá aos cidadãos aceder aos autocarros urbanos utilizando um cartão sem contacto, que se valida apenas com uma aproximação ao leitor. Desta forma, agiliza-se o acesso ao transporte e facilita-se a utilização combinada e a gestão das diferentes linhas de autocarros, operadas por várias empresas concessionárias privadas.

Está previsto que os cartões se possam utilizar para pagar outros serviços que o município de Plovdiv proporciona, como os parques de estacionamento públicos. Os cartões sem contacto poderão ser recarregados em cerca de 91 máquinas automáticas e 8 terminais de venda.

Toda a informação do sistema central de bilhética, que irá facilitar a gestão económica do serviço, será integrada também no centro de controlo equipado pela Indra. Irá englobar os subsistemas de validação em autocarros, a recarga em terminais de venda e máquinas automáticas; a inspecção através de terminais portáteis e venda de títulos de transporte através da web. Por outro lado, o centro de controlo do transporte estará interconectado com a agência tributária búlgara e com o organismo que gere as transacções bancárias através de cartão de crédito, de forma a cumprir plenamente com a legislação local no que se refere aos impostos e à troca de dinheiro com cartão.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário