Connect with us

Leak Business

Indra implementa sistema de comunicações por satélite em corvetas K-130 da Marinha Alemã

Patricia Fonseca

Publicado a

A Indra, em colaboração com a empresa Atlas Elektronik, será responsável por dotar as corvetas da classe Braunschweig (K-130) da Marinha alemã com cinco terminais de comunicações por satélite (Satcom). O projecto, com uma duração de três anos, contempla o fabrico, integração e testes, documentação electrónica e a formação das tripulações.

A empresa ganhou este contrato num processo de licitação ao qual concorreram diversos fabricantes europeus de terminais, tendo o terminal TNX-100 da Indra sido o escolhido.

Este terminal, desenvolvimento próprio da empresa, já foi implementado em vários navios espanhóis mais modernos, como por exemplo o navio de projecção estratégica Juan Carlos I ou as fragatas F-100. O sistema, que conta com duas antenas estabilizadas de 1,5 metros de diâmetro, tem a capacidade de transmitir e receber em simultâneo até 4Mbps.

Especializada em comunicações via satélite e, mais concretamente, para plataformas em movimento, a Indra já forneceu anteriormente os seus sistemas de comunicações via satélite à Marinha alemã.

No passado, a Indra estabeleceu contratos para equipar as fragatas F-122 ou os seis navios auxiliares da classe Elbe com este tipo de sistemas. Para além de ter implementado estes equipamentos em barcos de superfície, a Indra forneceu também os seus terminais satcom para submarinos da classe U212 deste país.

Estes sistemas também são baseados em antenas estabilizadas e são capazes de oferecer aos submersíveis velocidades de transmissão e receção mais elevadas, superiores às do resto de sistemas disponíveis hoje em dia no mercado.

Proteção de plataformas

Por outro lado, este novo contrato vem juntar-se a uma série de projectos que a Marinha Alemã tem vindo a encomendar à empresa desde 2003, para implementar sistemas de defesa electrónica nestas mesmas corvetas.

Neste sentido, a companhia dotou as K130 com um sistema avançado que, por um lado, deteta sinais radar e identifica aqueles que podem constituir uma ameaça para a plataforma e, por outro lado, consegue neutralizá-las através de perturbação ou modificação, para que a informação que recolham seja incorrecta.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias11 horas atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias11 horas atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...

Notícias12 horas atrás

MetLife seleciona LUCEP como vencedora do desafio Collab 3.0 EMEA

A MetLife anuncia a eleição da Lucep como a startup vencedora do seu programa de inovação global COLAB 3.0 EMEA,...

Notícias6 dias atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias6 dias atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...

Notícias1 semana atrás

OutSystems ganha prémio de inovação pelo terceiro ano consecutivo

A OutSystems  foi considerada a Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018 nos SIIA CODiE Awards. Estes prémios destacam empresas que,...

Notícias1 semana atrás

BI4ALL associa-se à DSPA

A BI4ALL é o novo membro da comunidade de associados da DSPA. Enquanto empresa líder no desenvolvimento de soluções de...

Notícias1 semana atrás

Opensoft aposta na Web Summit pelo terceiro ano consecutivo

A Opensoft vai marcar presença pela terceira vez consecutiva na maior conferência de tecnologia do mundo – a Web Summit...