Indra implementa pagamentos móveis em autocarros urbanos

10032
0
Share:

A Indra tem sido o parceiro tecnológico do Município de Logronho na implementação de um novo sistema de pagamento móvel na frota de Autocarros Urbanos de Logronho (AULOSA). O projeto converte Logronho na primeira cidade espanhola a contar com um sistema que permite aos seus cidadãos adquirir e validar os seus títulos de transporte personalizados, com as diferentes tarifas existentes, através de qualquer smartphone com tecnologia NFC (Near Field Communication). Em paralelo, supõe um novo passo para a cidade se converter numa smart city, que aproveita as mais recentes tecnologias para melhorar o serviço aos seus cidadãos.

Os utilizadores podem continuar a pagar nos autocarros com dinheiro ou com o cartão sem contacto, que também foi implementado pela Indra num projeto anterior, contudo, a partir de agora, também vão poder pagar as suas viagens simplesmente aproximando o seu telefone móvel NFC para validar o seu bilhete de autocarro, mediante o download da app AULOSA NFC, desenvolvida pela Transermobile. Os utilizadores poderão também adquirir os seus títulos de transporte, recarregá-los em qualquer momento e em qualquer lugar, já que o pagamento mobile com NFC é como ter um cartão para viajar de autocarro com ecrã, teclado e ponto de recarregamento incluídos

Ao contrário de projetos e pilotos realizados em outras cidades espanholas, o pagamento mobile em Logronho permitirá a todos os cidadãos adquirir passes de autocarro e cartões de identificação configurando os diferentes perfis de utilizador reconhecidos pelo Município: Estudante Logronho, Tarifa reduzida para maiores de 65 anos e para pessoas com deficiência.

Inicialmente, o serviço arranca com o operador de telecomunicações Vodafone, mas está previsto que, nos próximos meses sejam incorporados ao projeto outras grandes empresas de telecomunicações.

No âmbito do projeto, a Indra renovou também todo o sistema de bilhética integrado nos 51 autocarros urbanos de Logronho e implementou toda a tecnologia necessária para oferecer ligação gratuita à internet via Wifi, em todos os autocarros urbanos. Este último serviço está disponível para todos dos cidadãos de Logronho desde o passado mês de maio.

Na vanguarda da tecnologia inteligente

Este novo contrato consolida a Indra enquanto parceiro tecnológico de Logronho para melhorar a mobilidade e o transporte urbano através de tecnologia inteligente, o que permite aproximar a cidade do modelo das smart cities.

A Indra implementou em Logronho os seus sistemas inteligentes de transporte para gerir eficientemente o transporte público urbano, assim como os serviços metropolitano, interurbano e rural de La Rioja. Todos os autocarros contam com equipamento de última geração com localização GPS e comunicações 3G, que se comunicam em tempo real com um centro de controlo. Além disso, contam com sistemas de segurança a bordo, videovigilância) e sistemas de informação a utilizadores (ecrãs informativos TFT e LED em paragens, altifalantes no interior do autocarro, página web, entre outras).

A aplicação de tecnologia de transporte público permite melhorar o serviço e potenciar o seu uso por parte dos cidadãos, um aspeto fundamental especialmente no ambiente urbano, de forma a dar resposta à necessidade de um transporte mais eficiente, ecológico e sustentável. Esta tecnologia unida aos sistemas inteligentes de gestão de tráfego urbano permite às cidades avançar até à “smart mobility”, uma mobilidade inteligente que contribui para reduzir os engarrafamentos no trânsito e os custos adjacentes, reduzir as emissões de dióxido de carbono e promover o uso do transporte público e a intermodalidade, ou seja, o uso combinado de diferentes tipos de transporte.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário