Indra ganha dois novos contratos de Ticketing por 5,3 Milhões de Euros

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A Indra acaba de ganhar dois novos contratos de ticketing para os metropolitanos de São Paulo (Brasil) e de Santiago (Chile), por um valor de 1,4 M€ e 3,9 M€, respetivamente. Estes contratos consolidam a posição da empresa como líder em tecnologias inteligentes para o transporte público urbano na América Latina, com projetos desenvolvidos nos últimos dois anos em cidades como Curitiba, Medellín e México DF.

Para o Metro de São Paulo, a Indra vai implementar os sistemas de controlo de acessos e validação de bilhetes nas 11 estações da extensão da Linha 5. Os sistemas da Indra vão permitir processar e gerir em simultâneo os bilhetes magnéticos e os cartões sem contacto (contac-less) do Bilhete Único e os cartões da área metropolitana garantindo a intermodalidade entre o metro e autocarros nas áreas urbanas e metropolitanas de São Paulo.

Este contrato reforça a posição da Indra como fornecedor tecnológico do Metro de São Paulo, que prevê aumentar a sua rede atual de 74 Km para 338 km até 2030, incrementando assim a necessidade de novas soluções de controlo, segurança, telecomunicações e bilhética, mercado onde a Indra é uma das principais empresas líderes em todo o mundo.

Recentemente a multinacional consolidou a sua presença no Brasil, ao inaugurar a nova sede em São Paulo, de onde coordenará todas as operações da América. A região, composta por mais de 20 países e 16.000 profissionais, tem sido uma das localizações com maior crescimento da Indra, representando já mais de 30% dos negócios da companhia.

No Chile, a empresa responsável pelos transportes públicos integrados da capital (autocarros, metro e transportes suburbanos) Transantiago, adjudicou à Indra um contrato de 5 anos para prestação de serviços de manutenção da sua plataforma de pagamento integrada no Metropolitano de Santiago. O projeto inclui o suporte para aplicativos do sistema de acesso eletrónico ao comboio subterrâneo em toda a cidade, a manutenção evolutiva das aplicações e a prestação de serviços tecnológicos a outros fornecedores exigidos pelo sistema.

A tecnologia do Metro de Santiago é uma das mais avançadas em todo o mundo, uma vez que integra o sistema multimodal da Transantiago e utiliza cartões sem contacto como meio de pagamento. Para além de não ter necessidade de transportar dinheiro, o utilizador desfruta ainda de uma tarifa integrada que lhe permite obter descontos e um acesso mais rápido à rede de metro.

A Indra é fornecedor do Metro de Santiago há já quase 10 anos. A multinacional apoiou o desenvolvimento do aclamado cartão sem contacto Multivía e a implementação de todos os sistemas de vendas e controlo de acessos das linhas 2, 5, 2 Norte, 4 e 4A. Também desenvolveu e implementou em toda a rede do Metro de Santiago os sistemas de ponto de venda (POS), POS móveis e carregamento automático de cartões sem contacto (TOTEM), entre outros projetos.

No Chile, a Indra é líder no fornecimento de bilhética e controlo de acessos com projetos no Metro de Valparaíso (Merval), no Ferrocarrilles Suburbanos de Concepción (Fesub) e em várias outras linhas suburbanas do país, para além do Metro de Santiago.


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Patricia Fonseca

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