Indra facilita acesso dos estudantes a serviços universitários

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Um grupo de especialistas do Software Lab da Indra em Salamanca acaba de terminar o desenvolvimento da “Universitas Alumnos”, uma aplicação para smartphones (iOS) e tablets (Android) que permite aos estudantes o acesso, integrado e personalizado, aos serviços académicos mais importantes da sua universidade, em qualquer momento e em qualquer lugar. A nova aplicação destaca-se pela sua capacidade de integração com os sistemas de gestão de contas de utilizador (LDAP), redes sociais ou qualquer outro sistema de gestão académica virtual, como o caso do Moodle, o software de gestão de conteúdos educativos mais utilizado por universidades e centros de ensino.

A aplicação permite ao aluno, com prévia introdução do seu login, aceder de forma simples e rápida, através do smartphone ou tablet, aos serviços chave da sua universidade, tais como campus virtual, disciplinas, aulas, trabalhos, calendário, mapas, eventos ou notícias. A aplicação disponibiliza também a configuração do serviço que permite a definição das opções de alertas de testes e trabalhos (quer no ecrã quer via e-mail) e com que antecedência.

Servindo também de suporte à gestão das disciplinas em que o aluno se matriculou, a aplicação disponibiliza informação específica sobre cada uma (departamento a que pertence, curso, crédito, professor ou horário de atendimento) e gere inúmeros elementos que lhe estão associados como exames trabalhos e documentos que o professor considera oportunos. Fornece ainda informações sobre a disponibilidade das salas de aula, indicando data e horário de ocupação, funcionalidade especialmente vantajosa na gestão de salas de computadores ou de grupos. Outra opção disponível é a gestão de exames, fornecendo informações sobre os próximos datas e adicionando lembretes para testes em particular, simplesmente clicando no botão “Adicionar alarme” em Android ou na célula designada para o exame, em iOS.

Localização no mapa de todos os edifícios (faculdades, centros administrativos, instalações desportivas) e salas de aulas, gestão automatizada das notícias da universidade (mediante quatro fontes RSS distintas) e gestão do seu próprio perfil (informação completa sobre o seu trabalho pessoal, indicação de disciplinas terminadas, em curso, notas finais e ano de conclusão) são mais algumas das funcionalidades disponíveis na nova aplicação.

Novos serviços

A possibilidade de acrescentar novas funcionalidades, de forma rápida e simples, é outra das grandes vantagens da aplicação. Actualmente a equipa de desenvolvimento do projecto está a trabalhar na incorporação de novos serviços para que professores e investigadores possam aceder de forma personalizada a conteúdos académicos e de investigação, como a avaliação de exames e trabalhos, criação de actas ou gestão de projectos de investigação. Por outro lado também se prevê adicionar recursos de colaboração entre alunos e professores: redes sociais, chats, espaços de trabalho em grupo ou consulta de professores.

Por último, pretende-se desenvolver aplicações que permitam à equipa reitoral, órgãos reguladores e entidades intermédias a análise da informação relevante da universidade a fim de melhorar a tomada de decisão. Assim, serão incluídas ferramentas que permitam obter relatórios, estatísticas e indicadores sobre dados de matrículas, informação económica ou de gestão de documentação inerentes a processos, orçamentos e status de projeto.


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