Indra e Repsol ampliam a sua colaboração para o suporte Global de sistemas Upstream

11000
0
Share:

A Repsol ampliou o contrato de colaboração que mantém com a Indra para o desenvolvimento, arranque, implementação e manutenção dos sistemas que gerem as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural (Upstream). O projeto engloba as aplicações das áreas de Controlo de Produção de Hidrocarbonetos para todas as suas instalações, assim como de Logística e Manutenção de Ativos.

O sistema de controlo da produção desenvolvido pela Indra permite, não apenas a captura de dados em campo, o seu processamento e cálculo superior, mas também a atualização e disponibilização de informação chave do negócio de forma ágil e rápida. Até à data, a Indra desenvolveu este sistema em 12 países e geriu os dados dos poços da Repsol, o que permitiu à empresa energética homogeneizar as suas operações e gerar sinergias entre as suas distintas unidades de negócio, assim como aumentar de forma notável o nível de fiabilidade e rastreabilidade dos seus dados de produção.

Por outro lado, o suporte tecnológico nas áreas de Logística e Manutenção, permitirá gerir os processos de abastecimento e compras em Upstream em 16 países, assim como a geração, monitorização e resolução de ordens de trabalho ou paragens técnicas dos profissionais da empresa energética, entre outras.

A colocação em operação do serviço em Upstream para a gestão da área de Controlo de Produção supôs uma aposta conjunta para desenvolver uma equipa altamente qualificada numa área muito específica do setor dos hidrocarbonetos, que permitiu à Repsol ser mais eficiente nos custos, e à Indra desenvolver uma prática muito procurada pelas empresas do setor.

Parceiro tecnológico

Este novo contrato consolida a Indra como um dos principais sócios tecnológicos da Repsol, com quem a empresa mantém uma importante linha de colaboração desde há uma década, tanto no âmbito do suporte às suas aplicações de negócio, como no desenvolvimento de novas tecnologias. A multinacional de consultoria e tecnologia presta serviços TI à energética em outras áreas, como a gestão económico-financeiro, ou a gestão de riscos e trading, assim como o fornecimento de equipamento de redes de comunicações de dados. Destaca-se neste último âmbito, os serviços realizados na nova sede da Repsol em Houston. Também é importante o desenvolvimento conjunto do SIGEFI®, um avançado sistema que proporciona a cobertura do ciclo de vida completo dos impostos e o reporting fiscal em todos os países onde a empresa está implementada.

Outro importante expoente de colaboração entre ambas as empresas, é o projeto HEADS (Hydrocarbon Early and Automatic Detection System), uma tecnologia única no mundo, para a deteção precoce de fugas de hidrocarbonetos no mar, que aumenta a segurança das instalações da indústria energética.

Adicionalmente, o contrato reforça o posicionamento da Indra no desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas para o setor dos hidrocarbonetos que cobrem toda a cadeia de valor: exploração e produção, trading, cadeia de abastecimento, disponibilidade e cadeia de valor, vigilância ambiental e segurança. A empresa conta com mais de 1500 profissionais de Oil&Gas e dois centros de excelência para o desenvolvimento de produtos e suporte especializado nesta indústria. Entre os seus principais clientes encontram-se empresas como a EP PetroEcuador, Petrobras, Ecopetrol, Pemex, YPF, CLH, Petroperú ou Pacific Rubiales.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário