16684 0

Indra Dota serviço Aduaneiro Espanhol com sistema de comunicação de ponta por 2,6m€

A Indra vai equipar o Departamento de Alfândega e Impostos Especiais Espanhóis com um sistema integral de comunicações radio-operativas de ponta que facilitará a coordenação das atuações contra o contrabando, narcotráfico, branqueamento de capitais e fraude fiscal. O contrato fechado com a entidade pública empresarial Red.es tem um valor aproximado de 2,6M€.

A empresa equipará os barcos patrulha, barcos auxiliares e veículos do Serviço de Vigilância Aduaneira com terminais de comunicações. O sistema é completado com a implementação de um centro de controlo principal em Madrid e 17 centros regionais distribuídos por toda a geografia espanhola.

Tecnologicamente, esta solução distingue-se por oferecer todas as vantagens de um sistema de rádio convencional – no qual o utilizador só tem de premir o transmissor para estabelecer comunicação – mas usando a infraestrutura dos operadores móveis, adicionando a capacidade de transmitir dados digitalmente, de forma criptografada.

Deste modo, os utilizadores da rede podem estabelecer comunicações seguras entre as pessoas que intervenham numa operação e partilhar com eles informação de forma rápida e simples, dispondo de serviços de voz (VoIP) individuais e em grupo, mensagens instantâneas (MI), também individuais e de grupo, videoconferência e transmissão de vídeo, imagens e ficheiros, todos eles criptografados, para máxima segurança.

Este sistema oferece também a capacidade de visualizar a posição de cada utilizador, facilitando ao centro de controlo a coordenação e continuidade das operações, assim como o desenho rápido de intervenções em emergências, ao conhecer todos os recursos disponíveis na zona.

Uma importante vantagem do sistema é a redução de custos adjacentes, ao não exigir a implantação de uma rede própria e transmitir usando redes IP. A dificuldade tecnológica no desenvolvimento desta solução centra-se na ampla capacidade de transmissão de voz e dados que fornece o sistema numa largura de banda muito reduzida, garantindo também a sua segurança mediante a criptografia dos dados.

Esta é, atualmente, uma solução única no mercado. A Indra conseguiu desenvolvê-la graças ao amplo conhecimento acumulado no campo das comunicações seguras. A empresa é uma referência na implementação de redes para as forças e corpos de segurança, instituições, organismos governamentais e empresas.

A Indra implementou também a sua solução de comunicações seguras para altos cargos (COMsec-VIP) nos principais postos da Administração Pública espanhola, empresas espanholas mais distintas e outros governos e Ministérios da Defesa de diversos países.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

IBM lança primeiro consórcio mundial para modernizar os recintos desportivos e a experiência dos adeptos

A IBM acaba de anunciar a criação de um consórcio mundial de Desporto e Entretenimento, com o objetivo de criar, desenhar e disponibilizar uma experiência única aos fãs

A DataLab disponibiliza funcionalidade de “auto-complete” para dados de moradas

A DataLab disponibiliza agora a funcionalidade de “auto-complete” para dados de moradas portuguesas e internacionais Num contexto em que os Clientes acham que ter que inserir uma morada

Acer apresenta resultados financeiros de 2015

A Acer anunciou os resultados financeiros para o ano fiscal de 2015 e para o quarto trimestre terminado em 31 de dezembro de 2015, na sequência da aprovação

Polícia do Sul da Austrália seleciona a NEC para solução de reconhecimento facial

A NEC Austrália anunciou que foi selecionada para fornecer à Polícia do Sul da Austrália o seu sistema de reconhecimento facial, para apoiar as perícias forenses, as investigações

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *