Indra desenvolve e comercializa duas inovadoras soluções para as Áreas de Quality Assurance e Software Testing

11968
0
Share:

A Indra acaba de apresentar ao mercado a comercialização de duas inovadoras soluções desenvolvidas integralmente pela sua Unidade de Quality Assurance e Software Testing em Portugal. As aplicações AnyTester e AnySys têm como principal objetivo detetar e prevenir erros o mais cedo possível para que o custo da sua resolução seja drasticamente reduzido e se assegure assim uma melhoria processual com o objetivo de trazer ganhos operacionais.

A aplicação AnyTester caracteriza-se por ser uma aplicação de Automatização de Testes orientada ao negócio da aplicação alvo de testes, não seguindo a conhecida abordagem “Record and Playback”, que tem associados elevados custos na manutenção dos casos de teste. A Anytester nasce precisamente para dar resposta ao elevado custo de manutenção dos testes que as soluções existentes implicam. Para tal, a abordagem passa por uma solução híbrida, recorrendo às técnicas de keyword-driven e data-driven. Na idealização da arquitetura da AnyTester houve um grande foco na usabilidade e facilidade de criação de casos de teste, para que qualquer recurso conhecedor do negócio, independentemente do seu perfil, possa criar testes automáticos de uma forma muito ágil. A solução AnyTester permite ainda que se possa aplicar uma metodologia de “Test-Driven Development”, o que significa que os testes podem ser criados antes da aplicação alvo de testes estar desenvolvida. A AnyTest suporta ainda a automatização de aplicações Web e não Web.

Em relação à solução AnySys, caracteriza-se por simular respostas inteligentes de outras aplicações. Atualmente, a integração entre sistemas é cada vez mais frequente, pelo que a qualidade do software não pode ser descurada. Com a integração entre sistemas, surgem situações que carecem de alinhamento que nem sempre é possível ou de fácil resolução, seja de alinhamento entre ambientes distintos, alinhamento de dados e calendários, disponibilidade de recursos, entre outros. Na génese da AnySys foi tida em consideração a facilidade de configurar respostas a simular e o suporte às tecnologias de integração mais comuns na atualidade, como webservices (SOAP e Rest), Json, FTP, SQL (SQL Server e Oracle). A AnySys tem também a funcionalidade de proxy, o que significa que, para além de simular respostas próximas de reais, pode também ser configurada para reencaminhar mensagens. Entre os vários cenários de aplicabilidade da AnySys destacam-se Testes de Regressão, Testes de Integração de Componentes e Testes de Aceitação.

Em Portugal a Indra tem como objetivo imediato para as aplicações expandir a sua utilização no mercado nacional, para posteriormente dar seguimento à internacionalização das aplicações nos vários mercados internacionais onde a Indra opera. Em Portugal as soluções AnyTester e AnySys já estão a ser utilizadas por diversos clientes, entre os quais a Portugal Telecom.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário