Indra colabora na 13ª edição do concurso Robot bombeiro do Instituto Politécnico da Guarda

5632
0
Share:

A multinacional de consultoria e tecnologia Indra vai colaborar na 13ª Edição do Concurso Nacional de Robótica do Instituto Politécnico da Guarda. Pelo segundo ano consecutivo, a Indra apoia a iniciativa do IPG que tem como objetivo promover a Robótica no seio académico enquanto tecnologia chave do século XXI e proporcionar um evento onde estudantes e professores possam usar a robótica como uma ferramenta educativa, capaz de levar os estudantes a adquirir competências científicas e técnicas, assim como outras competências transversais, por vezes difíceis de adquirir em sala de aula.

A 13ª Edição do concurso Robô Bombeiro realiza-se na Guarda, a 4 de julho de 2015, sendo organizado anualmente, desde 2003, por docentes da Unidade Técnico-Científica de Informática do Instituto Politécnico da Guarda, e põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos com a missão de encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa formado por corredores e quartos. Nas edições anteriores participaram algumas das mais prestigiantes universidades e instituições académicas nacionais, contudo, este ano, o concurso estará também aberto à participação de instituições de ensino espanholas

Com este apoio, a Indra pretende reforçar o seu contributo na dinamização de projetos que tenham como objetivo a divulgação da ciência e da tecnologia e que ajudem a potenciar uma cultura científica de desenvolvimento, investigação e inovação no seio das entidades de ensino, com claros benefícios para o país e sociedade.

Nuno Guilherme, Diretor Geral da Indra refere que “A Indra, enquanto multinacional de consultoria e tecnologia líder na Europa e na América Latina, pretende ter uma relação de proximidade com a inovação made in Portugal, apoiando projetos que premeiem o desenvolvimento de uma cultura científica de desenvolvimento, investigação e inovação no seio das escolas nacionais. ”

Sobre o patrocínio da Indra ao evento, Carlos Carreto, porta-voz da Comissão Organizadora do projeto Robot Bombeiro refere que “é um apoio muito importante que nos permite continuar a evoluir o Concurso tanto nos aspetos científicos e pedagógicos, como na sua projeção a nível nacional e internacional”.

As inscrições para a 13ª Edição do concurso Robot Bombeiro estão disponíveis a partir de 15 de março, no site do projeto, disponível em http://robobombeiro.ipg.pt/.

 


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário