17169 0

Imagine Cup da Microsoft arranca com 11ª edição

Já arrancou a 11ª edição da Imagine Cup, a maior competição tecnológica à escala mundial dirigida a estudantes universitários promovida pela Microsoft.

Este ano a competição compreende vários momentos nas três categorias a concurso: Inovação, Cidadania e Jogos, para além de vários desafios online: Brain Games, Project Blueprint, Windows and Windows Phone, Apps for Office, Visual Studio e Online Boost.

Ao promover a Imagine Cup, a Microsoft pretende desafiar e estimular a criatividade de jovens estudantes de todo o mundo para a apresentação de uma ideia e a sua materialização numa solução tecnológica, recorrendo a produtos e serviços da companhia.

Todos os interessados em participar nesta que é a maior competição tecnológica do mundo dirigida a estudantes, podem inscrever-se através do site www.imaginecup.com até ao dia 7 de abril, sendo as finais nacionais para as categorias de Inovação e Cidadania em Lisboa ainda nesse mês. Depois de uma fase intermédia, os vencedores serão conhecidos nas finais mundiais, marcadas para julho em Seattle.

Recorde-se que Portugal tem registado um muito bom desempenho nas edições anteriores da Imagine Cup, tendo conquistado o primeiro lugar na edição de 2013, em S. Petersburgo, com um projeto desenvolvido por Ana Ferraz, estudante da Universidade do Minho, que criou um sistema portátil para identificação do grupo sanguíneo em poucos minutos e com custo reduzido.

Também a equipa de alunos da Universidade da Beira Interior (UBI) viu o seu projeto wi-GO subir ao terceiro lugar do pódio na final mundial da Imagine Cup 2012, em Sydney, entre quase uma centena de concorrentes. O projeto – um carrinho de compras robotizado – que recorria a tecnologia Kinect for Windows, pretendia promover e facilitar a mobilidade de pessoas com limitações motoras, e é hoje um caso de sucesso a nível nacional.

Portugal esteve ainda representado, na final Mundial de 2012, entre os 10 melhores na categoria de Game Design pela equipa Red Phoenix Studios, com Clean World, um jogo 3D projetado para promover a consciência sobre os problemas ambientais que assolam o planeta. O projeto, também da autoria de uma equipa de alunos da UBI, elevou o talento e espírito portugueses no segmento de jogos.

Mais informações podem ser encontradas em imaginecup.com


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

Tiago Ribeiro é o novo Diretor de Meios da Multicert

A Multicert acaba de contratar Tiago Ribeiro como novo Diretor de Meios (Chief Operating Officer). Formado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, Tiago terá a seu cargo

Viral representa Portugal no V Congresso Ibero-Americano da Cultura

De 20 22 de Novembro de 2013, a plataforma cultural online Viral marcará presença em Saragoça para representar Portugal no V Congresso Ibero-Americano da Cultura. Desde 2008, o

Evento: QNAP apresenta novidades em Portugal

Foi num evento informal que Adian Groba, o responsável da QNAP para a região ibérica, abordou hoje em Lisboa as principais novidades deste fabricante e nos relevou o

Zero Email da Atos vence o Prémio de Excelência em Media Social

A Atos anunciou ter vencido, com o Fostware blueKiwi, o Prémio Forrester Groundswell de Excelência em Media Social pelo programa Zero Email na categoria Business-To-Employee: Employee Collaboration. Segundo

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *