IDC Portugal anuncia vencedores dos CIO Awards 2014

9416
0
Share:

A IDC anunciou os vencedores da quarta edição do prémio CIO Awards, iniciativa criada para distinguir projetos nas áreas das tecnologias de informação e comunicações com forte impacto no negócio das organizações nacionais.

Os 10 melhores projetos tecnológicos nacionais pertencem à Autoridade Tributária (E-circulação – Regime de Bens em Circulação), Caixa Geral de Depósitos (Projeto Hércules), Câmara Municipal de Lisboa (Na Minha Rua), Espírito Santo Informática (Easyflow e Aplicação suporte ao governo de TI), Grupo Pestana (Sistema de suporte à área de comércio eletrónico), Hospital de São João (Inteligência Clinica suportada em plataforma de Business Intelligence), Instituto Português de Oncologia do Porto (Sistema para agendamento de tratamentos em hospital de dia), Lusitania Seguros (Sistema de suporte à decisão) e Portugal Telecom (Programa de Transformação nas operações PT).

O júri atribuiu ainda 5 menções honrosas aos projetos apresentados pelo Banco Espírito Santo (BEStablet), Banque Privée Espírito Santo (Simulador de carteiras de investimento), Fidelidade Companhia de Seguros (Nova Plataforma Cliente Empresas), Município de Oeiras (Portal “O Meu Bairro”) e VASP (Sistema de Informatização do Ponto de Venda – Sistema Kios Kube).

CIO_Awards

Para a 4ª edição do prémio CIO Awards, a IDC foi consultada por mais de 250 organizações e foram submetidos mais de 100 projetos e nomeados 70, correspondentes a investimentos superiores a 85 milhões de euros.

De acordo com Gabriel Coimbra, Diretor Geral da IDC Portugal, “Esta iniciativa evidencia que, apesar do clima económico no território nacional, as organizações nacionais continuam preocupadas com a inovação dos seus processos, produtos e serviços, nomeadamente porque a inovação nestas áreas lhe permite manter ou reforçar a competitividade das suas organizações nos mercados em que atuam. Creio que o sucesso deste galardão evidencia ainda a importância que as tecnologias de informação e comunicações adquiriram no negócio das organizações nacionais”.

Os CIO Awards são o único projeto que distingue soluções empresariais na área das TI em Portugal, uma iniciativa que dá a conhecer a aposta de empresas e organizações governamentais na dinamização e inovação da atividade, com o suporte das tecnologias de informação, criando resultados positivos para o público interno ou externo.

Os projetos foram avaliados segundo a capacidade de melhorar e otimizar processos de negócio, inovar e criar novos produtos e serviços, desenvolver áreas de negócio, aumentar produtividade e efetividade dos colaboradores, atrair e reter clientes, expandir a utilização da informação e melhorar o processo de decisão.

A decisão de atribuição dos prémios coube a um painel de jurados composto por Bruno Horta Soares (Founder & Senior Advisor, Governance Advisors, as-a-Service), Carlos Marçalo, (Diretor do Jornal Semana Informática), Fernando Bação (Professor ISEGI-UNL), Jaime Quesado (Especialista em estratégia, inovação e competitividade), José Tribolet (Professor IST e Presidente INESC), Luís Pinto (Consultor Independente e ex. CIO), Pedro Veiga (Professor Catedrático do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e a equipa de research da IDC Portugal.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário