17266 0

IBM testa solução que evita interrupções nas comunicações durante um desastre natural

A IBM e o Instituto Marist de Nova Iorque, nos Estados Unidos, testam uma nova inovação na área de cloud computing que promete ajudar a prevenir o corte das comunicações dos serviços de voz e dados causados ​​por furacões e outros desastres naturais.

Quando um grande evento meteorológico ocorre, os operadores de telecomunicações podem ter apenas algumas horas, ou até menos, para proteger os sistemas críticos de comunicação, mas o processo de migração de aplicações e serviços de voz e de dados para uma localização segura, num processo chamado refornecimento, pode levar dias. Esta nova descoberta da IBM na área de cloud pode vir a reduzir o tempo de dias para minutos – evitando graves e dispendiosas interrupções da rede.

“Há um ano, o furacão Dandy deixou milhões de cidadãos e empresas sem acesso a comunicações eletrónicas durante dias, semanas e até meses – em alguns casos, os centros de dados ficaram literalmente debaixo de água”, lembrou o CTO de System Networking Strategic Alliances da IBM, Casimer DeCusatis. “Com esta invenção, um operador de um centro de dados poderá simples e rapidamente migrar os dados e aplicações para outro centro de dados fora da zona de perigo em minutos, mesmo a partir de um local remoto, usando apenas um tablet ou um smartphone”.

Esta descoberta da IBM usa tecnologia SDN (software defined networking) e está a ser testada nos laboratórios do Instituto Marist. A tecnologia SDN permite que os operadores dos centros de dados controlem de forma mais eficiente o fluxo de dados nas redes físicas e virtuais, e que seja possível aceder e fazer alterações remotamente aos recursos de rede, através de um dispositivo sem fios e um controlador de rede open source desenvolvido pelo Instituto.

Esta solução baseada na cloud pode reduzir significativamente ou até eliminar por completo a perda de serviços e dados durante um desastre natural ou outro tipo de evento. Esta inovação está de momento a ser testada e mostrada a clientes e espera-se que esteja disponível comercialmente em 2014.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

NEC Energy conclui sistema de 3.9MWH de armazenamento de energia

A NEC Corporation e a NEC Energy Solutions anunciaram ter completado a instalação de um sistema de armazenamento de energia de 2.4MW, 3.9MWh GSS™ em Orange, na Califórnia,

GMV Portugal obtém grau máximo na área de Qualidade

A GMV anunciou que o seu Sistema de Gestão da Qualidade dos sectores de Espaço, Defesa e Segurança alcançou o nível 5 de maturidade, de acordo com o

Schneider Electric torna Evolution Lisboa no primeiro hotel interativo em Portugal

A Schneider Electric esteve envolvida no desenvolvimento do Hotel Evolution Lisboa, um novo conceito de hotel interativo e ecológico da marca Sana Hotels, dirigido ao cliente urbano e business,

SAFIRA lança Academia

Chama-se SAFIRA Academy e funciona como uma unidade de negócio autónoma da SAFIRA que tem como objetivo potenciar o valor dos ativos da empresa, sejam eles recursos humanos, produtos e soluções

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *