15908 0

IBM lança novas soluções para endereçar desafios de segurança

No sentido de reduzir os grandes desafios de segurança que as organizações enfrentam na implementação de soluções Cloud, Mobile e Big Data, a IBM acaba de anunciar um amplo conjunto de ofertas de software na área da segurança para ajudar as organizações a protegerem os dados e as identidades dos seus utilizadores e dos seus clientes de forma holística. As novas capacidades do software da IBM permitem um maior controlo sobre os dispositivos móveis, mitigar ameaças internas e externas, reduzir riscos em ambientes Cloud e estender a segurança às bases de dados.

“Está a ocorrer uma mudança de paradigma na forma como as empresas estão a proteger os seus dados”, disse Brendan Hannigan, General Manager, IBM Security Systems. “Hoje, os dados estão em todo o lado – dispositivos móveis, na Cloud, em plataformas sociais. Isto está a criar enormes quantidades de informação, forçando as empresas a irem além dos paradigmas atuais, desenvolvendo novas abordagens de segurança”.

De acordo com o estudo a IBM Global Reputational Risk and IT Survey de 2012, os executivos seniores de empresas de todo o mundo identificam como principais riscos em TI o roubo de informação e de identidades e o uso de tecnologias emergentes, como Cloud, plataformas sociais e móveis.

Com este anúncio, a IBM lança 10 novas soluções com o objetivo de ajudar as empresas a otimizar as suas capacidades de, em tempo real, gerir a sua segurança em ambientes Big Data, Mobile e Cloud Computing.

Segurança em tempo real para ambientes Big Data

Com o rápido crescimento e diversificação da informação de negócio, as empresas começam a olhar para lá das suas bases de dados para encontrarem outras fontes de informação menos estruturadas. Hoje, o estado da arte das tecnologias, incluindo ambientes baseados em Hadoop, abriram a porta a um mundo de possibilidades. Ao mesmo tempo, como as organizações consomem mais dados, enfrentam também riscos significativos através de um cenário de ameaças complexas, e um número crescente de leis e regulamentos. As abordagens tradicionais de proteção de dados são muitas vezes insuficientes para responder a esses requisitos.

Com este anúncio, a IBM está entre as primeiras a oferecer soluções de segurança de dados para Hadoop e outros ambientes de Big Data. Particularmente o sistema Guardium que tem a capacidade de monitorizar em tempo real e de fazer um reporting automático de conformidades sobre sistemas baseados em Hadoop, como por exemplo as soluções InfoSphere BigInsights e Cloudera. Com um controlo federado sobre as várias fontes de dados, as empresas conseguem entender padrões de acesso a aplicações e dados e prevenir a perda ou fuga de informação, e implementar controlos eficazes sobre a informação. Adicionalmente, a IBM oferece a capacidade de fazer Data Masking e despersonalização de dados sensíveis no momento em que saem dos seus sistemas.

Melhor proteção no acesso a informação em ambientes móveis

A IBM está a anunciar um sistema de autenticação e de controlo de acessos baseado em métricas de risco para utilizadores de dispositivos móveis. Sistema este que integra com ambientes de desenvolvimento para plataformas móveis de forma a facilitar a implementação de mecanismos mais fiáveis de segurança desde a sua fase de desenvolvimento.

A IBM transforma Cloud Security

Para tirar partido do potencial do Cloud Computing, as empresas procuram soluções integradas de segurança para as ajudar a lidar com os riscos.

Com a nova IBM SmartCloud para Patch Management Solution, as atualizações de software são geridas automaticamente; os ciclos de correção conseguem reduzir-se de semanas para horas, minimizando assim os riscos de segurança. Além disso, a IBM está a anunciar também novas funcionalidades na sua plataforma QRadar, com a capacidade de integração em infraestruturas Cloud.

Para assegurar um controlo eficaz da utilização e integração de recursos Cloud com recursos internos da organização, o novo IBM Security Privileged Identity Manager foi desenhado para resolver de forma proativa os desafios de integração dos dois mundos mantendo a conformidade com regras internas e impostas à organização.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Winsig agiliza negócio da Espanha e Associados

A Winsig anunciou a implementação de um projeto na Sociedade de Advogados Espanha e Associados. O Desafio Enquanto Sociedade de advogados de referência vocacionada para a prestação de

Schneider Electric apresenta as suas soluções para Ambientes Marítimos

A Schneider Electric apresentou as suas soluções para ambientes marítimos. Embora não seja um tema amplamente discutido, os ambientes marítimos, sejam uma plataforma petrolífera, um navio de transporte, um

Startup apoiada pela Vodafone vai permitir que courenses mostrem o lado histórico, radical e gastronómico de Paredes de Coura aos festivaleiros

Conhecer monumentos românicos ou uma povoação castreja; fazer um percurso de BTT por paisagens protegidas ou chegar ao recinto do Vodafone Paredes de Coura de canoa; conhecer o

Cilnet com nova estrutura acionista

A Cilnet anuncia nova estrutura acionista com a participação da Findmore Consulting, consolidando desta forma a aposta na internacionalização e o crescimento do negócio na componente de serviços.

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *