IBM lança Mainframe z13

11352
0
Share:

A IBM acaba de lançar o Mainframe z13, um dos sistemas computacionais mais sofisticados alguma vez construídos. Combina escalabilidade com encriptação e analítica em tempo real, por forma a ajudar a responder às expectativas de velocidade e segurança dos consumidores nas transações móveis. O sistema z13 representa um investimento de mil milhões de dólares, cinco anos de desenvolvimento, incorpora a inovação de mais de 500 novas patentes da IBM e resulta de uma colaboração com mais de 60 clientes – reforçando o compromisso da Companhia em proporcionar tecnologias inovadoras e de alto valor aos seus clientes.

O novo mainframe da IBM fornece capacidades sem precedentes, incluindo:

• O z13 é o primeiro sistema capaz de processar 2,5 mil milhões de transações por dia – o equivalente a 100 Cyber Mondays todos os dias do ano. As transações no z13 são contínuas, protegidas e auditáveis do início ao fim, mesmo tendo em conta o aumento do número das transações móveis – estima-se que em 2025 ascendam aos 40 biliões por dia.

• O z13 é o primeiro sistema com encriptação praticamente em tempo real de todas as transações móveis. Ao acelerar essa encriptação, o z13 ajuda a proteger os dados e a garantir tempos de resposta consistentes com uma experiência positiva do cliente. Este sistema inclui 500 novas patentes, incluindo tecnologias de encriptação, como a criptografia.

• O z13 é o primeiro sistema de mainframe com analítica incorporada fornecendo informações em tempo real sobre todas as transações. Essa capacidade pode ajudar o cliente a detetar uma fraude em tempo real em 100% das suas transações de negócio, permitindo que este sistema seja 17x mais rápido do que os da concorrência.

O rápido crescimento das aplicações móveis leva a que os consumidores exijam transações móveis mais rápidas e simples – independentemente da plataforma móvel de pagamento, do fornecedor ou da instituição financeira que presta o serviço. Como resultado, e para não perderem clientes para a concorrência, as empresas têm de avaliar se as suas infraestruturas de TI conseguem suportar aplicações móveis que realmente correspondam e superem as expectativas dos seus clientes.

“Sempre que um consumidor faz uma compra a partir de um smartphone, desencadeia uma sequência de eventos no back-end. O z13 está desenhado para lidar com biliões de transações em smartphones e outros dispositivos móveis. E só este mainframe da IBM consegue colocar o poder dos centros de dados mais seguros do mundo na palma das nossas mãos”, sublinhou Tom Rosamilia, vice-presidente sénior IBM Systems. “Os consumidores esperam que as transações online sejam rápidas, fáceis e seguras, exigindo às empresas a criação de uma infraestrutura de alto desempenho, segura e com analítica sofisticada”.

Quando combinado com soluções IBM MobileFirst, o z13 oferece ainda melhor desempenho, maior eficácia, analítica e segurança, o que irá proporcionar aos utilizadores móveis melhores experiências de consumo. O IBM MobileFirst Platform permite que as empresas disponibilizem melhores aplicações e mais seguras. O IBM MobileFirst Protect oferece segurança e gestão end-to-end da infraestrutura dos clientes e de todos os seus dispositivos, aplicações, conteúdos e transações.

Por outro lado, o z13 é a arquitetura ideal para ambientes cloud privados e híbridos, pelo facto de permitir uma gestão escalável, segura e fiável das várias cargas de trabalho. No modelo scale-out, o z13 é capaz de fazer correr até 8.000 servidores virtuais, permitindo poupanças no que se refere a custos de software, energia e instalações.


Share:

Deixe o seu comentário