IBM Faculty Award 2012 atribuído a Professor da FEUP

11088
0
Share:

A IBM atribuiu o prémio Faculty Award 2012 ao Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), João Falcão e Cunha. O papel decisivo e a contribuição do investigador enquanto responsável pelo Centro de Estudos Avançados (CAS) da IBM na área das Smart Cities foi um dos fatores preponderantes para esta distinção. O projeto inovador das Smart Cities baseia-se em trabalhos de pesquisa e investigação fortemente ancorados na FEUP e na U.Porto, nos últimos anos, sobretudo os que estão relacionados com a engenharia de serviços, sistemas inteligentes de apoio à decisão e gestão do desempenho.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu hoje no Edifício Oriente da IBM, em Lisboa, e foi presidida por António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal, tendo também marcado presença o Reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, o Diretor da FEUP, Sebastião Feyo de Azevedo, o Diretor do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, José António Sarsfield Cabral, e o Professor João Falcão e Cunha.

É a segunda vez que João Falcão e Cunha recebe esta distinção por parte da IBM. Já em 2009 o professor da FEUP tinha sido distinguido com este galardão, depois de ter sido um dos principais impulsionadores do Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (MESG). Na altura, o projeto pioneiro na Europa, foi um importante contributo para o desenvolvimento da educação superior com base na nova Ciência dos Serviços, ou SSME – Service Science, Management and Engineering, que se transformou rapidamente numa referência de nível internacional, justificando assim o reconhecimento da IBM. De referir que a proposta da IBM em SSME incentiva a conjugação de diversas correntes científicas, tendo como pilares as áreas dos serviços, da engenharia e da gestão.

Na opinião de João Falcão e Cunha, este prémio da IBM “é o reconhecimento por uma instituição global do trabalho de excelência internacional de muitos colegas investigadores da FEUP que nos últimos anos se têm dedicado a criar novo conhecimento claramente relevante para as empresas e para a sociedade” .

“Das inúmeras candidaturas de todo o mundo que anualmente chegam à IBM Corporation, somente algumas são reconhecidas com este prémio. Quero por isso felicitar o Professor João Falcão e Cunha e a FEUP por mais um reconhecimento da excelência do trabalho aí desenvolvido e, por, uma vez mais, trazer tal reconhecimento para Portugal”, congratulou António Raposo de Lima.

 


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário