22019 0

IBM Faculty Award 2012 atribuído a Professor da FEUP

A IBM atribuiu o prémio Faculty Award 2012 ao Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), João Falcão e Cunha. O papel decisivo e a contribuição do investigador enquanto responsável pelo Centro de Estudos Avançados (CAS) da IBM na área das Smart Cities foi um dos fatores preponderantes para esta distinção. O projeto inovador das Smart Cities baseia-se em trabalhos de pesquisa e investigação fortemente ancorados na FEUP e na U.Porto, nos últimos anos, sobretudo os que estão relacionados com a engenharia de serviços, sistemas inteligentes de apoio à decisão e gestão do desempenho.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu hoje no Edifício Oriente da IBM, em Lisboa, e foi presidida por António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal, tendo também marcado presença o Reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, o Diretor da FEUP, Sebastião Feyo de Azevedo, o Diretor do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, José António Sarsfield Cabral, e o Professor João Falcão e Cunha.

É a segunda vez que João Falcão e Cunha recebe esta distinção por parte da IBM. Já em 2009 o professor da FEUP tinha sido distinguido com este galardão, depois de ter sido um dos principais impulsionadores do Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (MESG). Na altura, o projeto pioneiro na Europa, foi um importante contributo para o desenvolvimento da educação superior com base na nova Ciência dos Serviços, ou SSME – Service Science, Management and Engineering, que se transformou rapidamente numa referência de nível internacional, justificando assim o reconhecimento da IBM. De referir que a proposta da IBM em SSME incentiva a conjugação de diversas correntes científicas, tendo como pilares as áreas dos serviços, da engenharia e da gestão.

Na opinião de João Falcão e Cunha, este prémio da IBM “é o reconhecimento por uma instituição global do trabalho de excelência internacional de muitos colegas investigadores da FEUP que nos últimos anos se têm dedicado a criar novo conhecimento claramente relevante para as empresas e para a sociedade” .

“Das inúmeras candidaturas de todo o mundo que anualmente chegam à IBM Corporation, somente algumas são reconhecidas com este prémio. Quero por isso felicitar o Professor João Falcão e Cunha e a FEUP por mais um reconhecimento da excelência do trabalho aí desenvolvido e, por, uma vez mais, trazer tal reconhecimento para Portugal”, congratulou António Raposo de Lima.

 


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Arrow disponibiliza novas soluções NetApp AltaVault para backup e recuperação integradas na Cloud

No ambiente empresarial actual, o backup tradicional é lento, arriscado, caro e complexo. Os utilizadores esperam uma recuperação instantânea com uma perda de dados mínima, enquanto os departamentos

SUSE lança novo programa de parceiros de canal

A SUSE está a facilitar aos seus parceiros de canal satisfazerem as necessidades chave dos seus clientes, com a introdução de um novo programa de parceiros de canal.

Indra reforça oferta para disponibilizar serviços de infraestuturas Cloud

A Indra obteve a certificação “Cisco Powered” para a sua nuvem de serviços híbrida, Indra Flex IT, distinção que permite à multinacional de consultoria e tecnologia oferecer serviços

FCA nomeia o Dr. Artur Fernandes para a posição de Director-Geral Delegado

A equipa de gestão da FCA Portugal foi reforçada com a nomeação do Dr. Artur Fernandes para a posição de Director-Geral Delegado. Conhecedor do mercado português, onde exerceu

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *