IBM EX.I.T.E. Camp 2015 termina com muita emoção e com missão cumprida ao motivar 30 jovens raparigas para as tecnologias e engenharias

10648
0
Share:

O EX.I.T.E. Camp 2015 (EXplorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia), que se realizou este ano novamente nas instalações da IBM Portugal, depois de dois anos fora de Lisboa – em Setúbal e em Tomar, respetivamente –, cumpre objetivo de formação complementar, no campo das ciências e tecnologias, de 30 novas participantes com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos.

Desenvolvido pela IBM desde 1999, e a partir de 2005 em Portugal, o programa é já reconhecido como uma iniciativa da maior importância pelas entidades competentes do nosso país, e mereceu até a presença do Embaixador e da Embaixatriz dos Estados Unidos da América em Portugal.

“Embora os campos da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) continuem dominados pelos homens, são áreas que oferecem enormes oportunidades para as mulheres. Fiquei muito satisfeita por ter a oportunidade de visitar o EX.I.TE. Camp e testemunhar o trabalho importante e inovador que está a ser feito pela IBM para encorajar as raparigas a seguirem carreiras no campo das CTEM. É uma iniciativa fantástica”, afirmou Kim Sawyer, Embaixatriz dos Estados Unidos da América em Portugal.

“Para a IBM é uma missão poder contribuir para que um maior número de raparigas, em idades de opção académica e vocacional, desenvolva o interesse por áreas científicas e tecnológicas. O EX.I.T.E. Camp é uma demonstração viva da nossa preocupação social e mais um exemplo concreto da nossa aposta em Portugal, do investimento que continuamos a fazer na Ciência e na Tecnologia e, neste caso, endereçando a disparidade de género nestas áreas, através da aposta nas mulheres portuguesas”, sustentou ainda António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal.

“Inovar com Tecnologia” foi o mote desta 11ª edição em Portugal, que contou com 20 alunas da Escola do Bom Sucesso, em Alverca, e 10 filhas de colaboradores da IBM, sempre acompanhadas por um grupo de 50 voluntários. Terminou na passada sexta-feira com a missão cumprida, ao motivar novas jovens raparigas para a área das CTEM, depois de uma semana inteira de muita energia e aprendizagem. A cerimónia de encerramento contou com a presença da Subdiretora-Geral da Direção-Geral da Educação, Eulália Alexandre, assim como de pais, educadores e voluntários da IBM.

“Foi com grato prazer que o Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação, se associou a mais uma edição da iniciativa EX.I.T.E., promovida pela IBM Portugal. Esta parceria permite que cada vez mais alunas tenham a oportunidade de ser desafiadas pelo mundo das Ciências, das Tecnologias e da Matemática em contexto prático e empresarial”, sublinhou Eulália Alexandre, Subdiretora-Geral da Direção-Geral da Educação.

“Foi, de certeza, uma experiência inesquecível para as alunas do Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso, Alverca, para os voluntários IBM, para os pais e para todos a quem foi dado o prazer de assistir à conclusão dos trabalhos desta semana. Um agradecimento especial ao Sr. Presidente da IBM Portugal pela forma como a empresa encara e desenvolve a sua responsabilidade social. Bem haja!”, reiterou ainda.
“A participação do Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso no projeto EX.I.T.E. 2015, pelos seus objetivos de promoção do desenvolvimento de competências informáticas e da igualdade de géneros em termos do acesso ao conhecimento e ao mercado de trabalho, contribuiu largamente para o lema do nosso projeto educativo Descobrir, Aprender e Intervir para o Futuro Construir”, salientou também o Diretor do Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso, Carlos Reis, continuando: “Para as alunas do nosso Agrupamento que participaram neste projeto abriu-se uma janela de conhecimento que potencialmente definirá o seu percurso escolar e profissional. Agradecemos vivamente à IBM a excelência do projeto desenvolvido que pelos seus expressivos resultados nos estimula a procurar participar noutros desafios semelhantes”.

O EX.I.T.E. Camp 2015, que decorreu de 6 a 10 de julho, no IBM Client Center Lisboa, concretizou-se numa agenda preenchida de atividades, projetos e passatempos lúdicos, que procuraram potenciar o trabalho em equipa e as relações pessoais, num ambiente construtivo e divertido. De entre os vários momentos ao longo da semana destacam-se, por exemplo, a atividade do ‘Lego Robotics’, que consiste na construção e programação de um robô em lego; o workshop ‘Olá Watson’, cujo objetivo é dar a conhecer o novo super sistema IBM Watson, expoente máximo da era cognitiva, explorando assim o conceito de inovação com exemplos práticos do nosso dia a dia; o ‘Palácio do Meu Cão’, que procura levar as jovens raparigas a compreender os princípios de gestão de projeto através da construção de uma casota em papel; e, pela primeira vez, o ‘Scratch’, um workshop que tem por objetivo ensinar os processos básicos da programação de um jogo interativo online por parte das participantes.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário