IBM EX.I.T.E. Camp 2013 ruma a Setúbal

9592
0
Share:

A IBM Portugal e o Instituto Politécnico de Setúbal recebem, a partir de hoje e até ao dia 5 de julho, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, 30 jovens raparigas com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, para participarem na 9ª edição do EX.I.T.E. (EXplorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia).

“Construímos o nosso futuro!!!” é o mote desta edição do EX.I.T.E. Camp 2013, um programa desenvolvido pela IBM desde 1999 em todo o mundo com o objetivo de motivar jovens raparigas para a Ciência, a Matemática e a Engenharia.

Segundo José Manuel Paraíso, Membro do Conselho Diretivo da IBM Portugal, “esta iniciativa tornou-se já um marco no campo da Responsabilidade Social e no investimento que a IBM tem feito no nosso país também nesta área. Além disso, é uma demonstração clara do empenho da Companhia em tornar a nossa sociedade mais equitativa, sensibilizando empresas e a comunidade para a necessidade de aumentar a presença de mulheres nas áreas ligadas à Tecnologia e à Ciência”.

De acordo com Pedro Dominguinhos, Vice-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, “esta parceria representa um ponto importante para o IPS, reforçando a sua ligação ao tecido empresarial, traço distintivo na atuação do IPS, ao mesmo tempo que consolida a sua aposta na tecnologia. Adicionalmente, este projeto reforça o comprometimento do IPS na responsabilidade social, promovendo valores essenciais ao desenvolvimento da sociedade atual, como a equidade e a igualdade de oportunidades.

” Durante os cinco dias do EX.I.T.E. Camp, as 30 participantes, 25 alunas do Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi, de Setúbal, e cinco filhas de colaboradores da IBM, desenvolverão diversas atividades que procurarão potenciar o trabalho em equipa e as relações pessoais, enquanto despertam o interesse para a tecnologia e ciência.

Durante o programa, as participantes formarão equipas de projeto que trabalharão numa base de interatividade e partilha de conhecimento. Da agenda constam atividades como:

Lego Robotics: construção e programação de um robot em lego, estimulando o raciocínio e a destreza na montagem de componentes de robótica;

O Palácio do meu Cão: construção de uma simples casa em papel, ajudando-as na compreensão dos princípios de gestão de projeto — ter uma ideia, criar um plano, executar o plano, testar a execução — esta atividade irá ajudar as participantes nas suas atividades escolares;

Visita à Portucel Soporcel: a visita tem como objetivo proporcionar um contacto mais próximo com uma das principais indústrias da região, cuja aposta passa também pelas áreas da tecnologia e da engenharia.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário