IBM e The Weather Company juntas na gestão de emergências em caso de furacão

8360
0
Share:

Com mais uma temporada de furacões no Atlântico a aproximar-se, as regiões mais propensas a serem afetadas começam já a rastrear tempestades e a trabalhar para criar planos de resposta mais eficazes. A IBM, através da sua aliança estratégica com a The Weather Company, acaba de anunciar uma nova solução de gestão de emergências que apresenta analítica sofisticada e utiliza dados meteorológicos em tempo real para ajudar as comunidades a preverem, com muito maior precisão, desastres naturais e a implementarem os recursos certos com mais antecedência.

Estima-se que em 2014 as catástrofes naturais tenham tido um efeito económico negativo de 110 mil milhões de dólares em todo o mundo, pelo que a capacidade de prever emergências e definir um plano de resposta eficaz pode trazer um impacto sem precedentes. O novo Intelligent Operations Center da IBM (IOC), para a Gestão de Emergências, reúne dados históricos mas também de sensores de uma variedade de fontes, e aplica analítica avançada, visualização de dados e colaboração em tempo real para ajudar a coordenar os vários agentes e a gerir os esforços de resposta durante desastres naturais e emergências.

A partir desta parceria e ao integrar dados meteorológicos no IOC da IBM, os governos e as entidades locais de resposta a emergências serão capazes de:

Aumentar o Tempo de Ação: Ao agregar informações de 15 dias de previsão tropical da The Weather Company, é possível antecipar um dia e meio qual o trajeto do furacão, comparativamente ao que acontece hoje, pelo que o IOC ajudará as autoridades governamentais de todo o mundo a tomarem decisões logísticas de forma mais eficiente e eficaz.

Ativar uma resposta rápida: Ao integrar algoritmos da The Weather Company que conseguem rastrear tempestades, as equipas de resposta a emergências serão capazes de perceber com maior rigor que áreas serão mais atingidas ativando uma resposta rápida e prioritária a esses locais.

Tirar partido de um cenário de planeamento: Ao terem acesso ao sistema de previsões da The Weather Company, as entidades governamentais podem criar vários cenários realistas de como uma situação em particular, como uma grande tempestade de neve, pode evoluir. Esta abordagem muda o paradigma sobre como tirar partido das informações de previsão meteorológica.

“Sabemos que as condições meteorológicas são muitas vezes o fator principal numa emergência pública”, disse Mark Gildersleeve, da The Weather Company. “O nosso objetivo é fornecer as informações meteorológicas mais precisas e decisivas para ajudar as comunidades a usar o IOC da IBM de Gestão de Emergências para antecipar, planear e agir face a eventos meteorológicos significativos, mantendo os cidadãos seguros e os bens livres de danos.”

“O Big Data está a revolucionar a gestão de emergências e a transformar a forma como as comunidades conseguem proteger os seus cidadãos e as infraestruturas numa situação de emergência, seja durante um furacão ou uma tempestade de neve, ou até no que se refere a acidentes rodoviários ou mesmo motins”, sublinhou Robert Griffin, General Manager da divisão de Safer Planet da IBM. “O IOC para a Gestão de Emergências da IBM permite a partilha de dados e aplica analítica sofisticada para um planeamento mais eficaz de um futuro incidente.”


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário