IBM e Deloitte colaboram na próxima geração de soluções de gestão de risco

8976
0
Share:

A IBM e a Deloitte (Reino Unido e EUA) acabam de anunciar mais um passo na sua parceria estratégica de longa data, com o lançamento de um conjunto de soluções na área da gestão de riscos e conformidade regulatória.

Ocorreram mudanças significativas no domínio da conformidade regulatória, o que veio aumentar a exigência colocada às entidades financeiras, o que, a par da evolução no campo de risk intelligence, tem criado a necessidade de serem implementados avançados métodos de gestão integrada de risco.

Estas entidades enfrentam uma pressão regulatória crescente para melhorarem os seus sistemas de gestão, ao mesmo tempo que procuram aumentar a transparência, a competitividade e a margem financeira. Como resultado, as empresas e os reguladores do mercado de serviços financeiros estão a rever as suas expetativas e as regras sobre como o risco deverá ser identificado e mitigado.

Ao mesmo tempo, temos assistido a avanços tecnológicos significativos na área do big data, da analítica e da computação cognitiva, o que pode proporcionar-nos informação e conhecimento mais profundo e de um modo muito mais rápido do que alguma vez aconteceu. No entanto, as entidades financeiras ainda não são capazes de aplicar com eficácia todos esses recursos numa única solução.

A IBM e a Deloitte estão a desenvolver um conjunto de soluções para as entidades de serviços financeiros por forma a tratarem de forma mais célere e eficiente os seus requisitos de conduta e de conformidade regulatória. Uma destas soluções diz respeito à conformidade e ao controlo regulatório, combinando a inteligência de regulamentação da Deloitte com a tecnologia avançada da IBM. Tem agregadas as capacidades de analítica e de cloud da IBM, e pretende-se ainda incorporar a computação cognitiva do IBM Watson por forma a desagregar e classificar regulamentos, parágrafo por parágrafo, ajudando os clientes a compararem a sua infraestrutura de controlo numa relação direta com as exigências regulatórias atuais e emergentes. Esta solução pode facilitar a obtenção de uma visão simplificada de toda a empresa, ajudando a certificar a cobertura total de controlo regulamentar, a gerir a reabilitação e a priorizar os esforços para futuros programas de alterações de regulamentação.

A IBM e a Deloitte começaram também a desenvolver a próxima geração de competências de gestão de riscos e conformidade regulatória. As novas soluções vão muito além da utilização dos dados tradicionais estruturados, alcançando informações de dados não estruturados e externos, ao incluir capacidades preditivas. Isto pode ser aplicado em tempo real para ajudar a adquirir conhecimento, a limitar a exposição e a reduzir o impacto negativo do incumprimento.

“A área da gestão de risco empresarial global está a sofrer uma transformação significativa, e as tecnologias emergentes como o big data e a analítica preditiva podem ser usadas para responder às exigências regulamentares complexas”, disse Tom Scampion, Global Risk Analytics leader da Deloitte UK. “Estamos entusiasmados por trabalhar com a IBM para aplicar as suas tecnologias e plataformas líderes de mercado, de modo a permitir decisões de negócio mais rápidas e mais eficazes. Esta aliança tem como objetivo transformar e redesenhar este campo relacionado com o risco”.

“Os serviços financeiros estão sob enorme pressão. Existe a oportunidade de transformar a atual abordagem das empresas e alavancar os investimentos que estão a ser feitos por forma a ir além da conformidade regulatória e entregar valor real ao negócio”, sublinhou também Alistair Rennie, General Manager Analytics Solutions da IBM. “Estamos igualmente entusiasmados ao trabalhar com a Deloitte, líder global em consultoria de risco, reconhecida por ajudar os clientes a gerirem de forma proativa os riscos corporativos. Ao combinar o conhecimento da Deloitte com a nossa tecnologia seremos capazes de proporcionar aos nossos clientes capacidades inovadoras de gestão de risco nunca antes possível”.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário