38897 0

IBM disponibiliza o Watson para a área de Cibersegurança

A IBM acaba de disponibilizar o IBM Watson para a área de Cibersegurança, a primeira tecnologia de inteligência aumentada projetada para Centros de Operações de Segurança (SOC) cognitivos. Durante o ano passado, o IBM Watson foi treinado na linguagem da cibersegurança, absorvendo cerca de um milhão de documentos nesta área, para que possa agora ajudar os especialistas de segurança a analisar milhares de relatórios nunca antes acessíveis a ferramentas modernas de segurança.

De acordo com estudos recentes da IBM Research, as equipas de segurança encontram uma média de 200.000 eventos de segurança por dia, perdendo mais de 20.000 horas por ano à procura de falsos positivos.

A introdução de tecnologias cognitivas nos Centros de Operações de Segurança é fundamental para fazer face à duplicação do número de incidentes de segurança que se preveem nos próximos cinco anos e à crescente regulamentação a nível mundial, como refere o estudo IBM Cyber Security Intelligence Index de 2016.

O IBM Watson para a área de Cibersegurança será integrado na nova plataforma cognitiva para Centros de Operações de Segurança (IBM Cognitive SOC), combinando tecnologias cognitivas avançadas com operações de segurança, e fornecendo a capacidade de responder a ameaças através de pontos de acesso, redes, utilizadores e cloud.

A peça central desta plataforma é o IBM QRadar Advisor with Watson, uma nova “App” disponível na IBM Security App Exchange, e a primeira ferramenta a tirar partido do corpus de informações sobre segurança incorporado no Watson.

A IBM Cognitive SOC coloca nas mãos dos analistas de segurança tecnologias cognitivas, aumentando a sua capacidade de preencher lacunas e agir com rapidez e precisão – a solução ajuda na investigação de potenciais ameaças ao correlacionar as capacidades de processamento de linguagem natural do IBM Watson, que recolhem informações de blogues de segurança, sites, documentos de investigação e outras fontes, com informações sobre ameaças e incidentes de segurança do QRadar, o que pode encurtar de semanas e dias para minutos a descoberta de novas ameaças.

“A plataforma Cognitive SOC é agora uma realidade para todas as empresas que procuram passar ao lado das crescentes redes de cibercriminosos e das ameaças de próxima geração”, sublinhou Denis Kennelly, vice-presidente de Desenvolvimento e Tecnologia da IBM Security. “Os nossos investimentos no Watson para a área da Cibersegurança deram origem a várias inovações em pouco menos de um ano. Combinar as capacidades únicas da inteligência do homem e da máquina será fundamental para a próxima etapa na luta contra o cibercrime”.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

IBM é líder em Social Business pelo quinto ano consecutivo

A IBM anunciou hoje que a International Data Corporation (IDC) reconheceu a empresa como número um no mercado mundial em Enterprise Social Sotfware pelo quinto ano consecutivo. De

Accenture reforça oferta de cibersegurança com aquisição da empresa Maglan e abertura de centro de inovação em Israel

A Accenture acaba de inaugurar o seu novo Cybersecurity R&D Lab em Tel Aviv, Israel. Este centro irá focar-se em projetos inovadores de I+D em cibersegurança relacionados com

PrimeIT Consulting abre 2 novos escritórios internacionais, em Lyon e Londres

A PrimeIT acaba de anunciar a abertura de dois novos escritórios, um em Lyon e outro Londres, onde prevê faturar ainda este ano mais de 8 milhão de

SAP Completa Aquisição da Empresa de Soluções de Comércio Electrónico hybris

A SAP AG e a hybris anunciaram que a SAP completou a aquisição da hybris, um fornecedor de tecnologia de comércio electrónico em rápido crescimento e amplamente reconhecido.

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *