Connect with us

Leak Business

IBM armazena dados no disco mais pequeno do mundo – um único átomo

Publicado a

A IBM anunciou a criação do disco mais pequeno do mundo utilizando um único átomo, onde conseguiu armazenar um bit de dados. Atualmente, os discos rígidos utilizam cerca de 100.000 átomos para armazenar um único bit. Este avanço tecnológico baseia-se em várias descobertas ao longo de 35 anos de investigação em nanotecnologia na IBM.

Esta capacidade de termos um bit de informação num átomo abre inúmeras e inovadoras possibilidades para o desenvolvimento de dispositivos de armazenamento significativamente mais pequenos, prevendo-se, por exemplo, ser possível um dia armazenar toda a biblioteca do iTunes, com 35 milhões de músicas, num dispositivo com o tamanho de um cartão de crédito.

Ainda esta semana, a IBM anunciou que vai disponibilizar os primeiros computadores quânticos do mundo para as empresas e para a ciência. Neste contexto, no futuro vai ser possível investigar o potencial do desempenho do processamento de informação quântica utilizando átomos magnéticos individuais.

“Os bits magnéticos estão no cerne dos discos, da memória e das fitas magnéticas da próxima geração”, sublinha Christopher Lutz, investigador responsável pela Nanociência dos Laboratórios da IBM Research-Almaden, na Califórnia. “Conduzimos este estudo para entender o que acontece quando se diminui a tecnologia ao limite mais extremo – a escala atómica.”

Começando pelo átomo, a unidade de matéria mais pequena, os cientistas utilizaram um microscópio inventado pela IBM, premiado com o Nobel da Física em 1986, e demonstraram que é possível armazenar um bit de informação no átomo usando a corrente elétrica. Mostrou-se que dois átomos magnéticos podem ser escritos e lidos de forma independente, mesmo quando estão separados por apenas um nanómetro – uma distância que é apenas um milionésimo da largura da cabeça de um alfinete. Este pequeno espaço pode eventualmente produzir um armazenamento magnético 1.000 vezes mais denso que os atuais discos e memórias solid state.

As futuras aplicações de nanoestruturas poderão armazenar 1.000 vezes mais informação no mesmo espaço, tornando, um dia, os centros de dados, computadores e dispositivos pessoais radicalmente mais pequenos e mais potentes.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias21 horas atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias2 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte2 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...

Notícias2 dias atrás

NEC e NICT utilizam IA para otimizar a disponibilização de recursos de rede

A NEC anunciou a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam IA para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e...

Notícias2 dias atrás

IBM C-Suite Study: Incumbentes estão a liderar nova vaga de disrupção digital

Decorreu ontem, no convento do Beato, o Think Lisboa 2018, a grande conferência anual da IBM, este ano dedicada à...

Notícias7 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias7 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias7 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...