IBM apresenta soluções de Big Data e de combate à fraude na indústria seguradora

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A IBM realizou no IBM Client Center Lisboa, o evento ‘Big Data & Fraude’ destinado à indústria seguradora, onde foram abordados os principais desafios do setor e a forma como as companhias de seguros em todo o mundo estão a explorar os grandes volumes de dados, gerando mais valias aos seus clientes.

Numa indústria que também sentiu os efeitos recessivos da conjuntura económica nos últimos anos em Portugal, a recuperação poderá passar por uma nova abordagem ao mercado, assente no conhecimento gerado pela adoção de tecnologias de Big Data, que permitirá atrair novos clientes com ofertas mais personalizadas, melhorar o sucesso das campanhas, aumentar o nível de satisfação dos atuais clientes e oferecer distintos níveis de serviços orientados a mercados alvo.

“Numa época em que os custos operacionais já sofreram significativos cortes e as taxas de juro oferecem um retorno de investimento limitado, o combate à fraude surge como um dos fatores relevantes para a melhoria do desempenho económico das seguradoras”, alertou Nuno Moura Pinheiro, Information Management Leader da IBM Portugal.

Na sessão foram ainda apresentados vários casos de estudo sobre a forma como a tecnologia, designadamente o IBM InfoSphere Identity Insight, permite às seguradoras prevenir, detetar e investigar situações de fraude.

Este evento contou com a adesão de importantes companhias de seguros do mercado nacional, revelando a crescente atenção aos temas de Big Data e ao combate à fraude, nomeadamente nas áreas de seguros auto e saúde.

Nova iniciativa IBM ‘Smarter Counter Fraud’

A IBM anunciou ontem também o lançamento de uma nova iniciativa designada ‘Smarter Counter Fraud’ que resulta do conhecimento e na inovação de mais de 500 consultores especialistas em fraude, de cerca de 290 patentes relacionadas com fraude e dos 24 mil milhões de dólares que a IBM investiu em soluções de Big Data & Analytics desde 2005. Esta iniciativa reforça a liderança da IBM em Big Data & Analytics e na Cloud para ajudar as organizações públicas e privadas a prevenir, identificar e investigar atividades fraudulentas.

Este anúncio surge numa altura em que uma nova geração de criminosos está a utilizar os canais digitais – dispositivos móveis, redes sociais e plataformas cloud – na exploração de fraquezas e vulnerabilidades. Este tipo de ameaças têm vindo a aumentar – mais de 12 milhões de indíviduos foram impactados por fraude de identidade que resultaram no roubo de quase 21 mil milhões de dólares –, e a cada dia o setor da saúde nos Estados Unidos perde 650 milhões de dólares resultantes de reclamações e pagamentos fraudulentos. No total, estima-se que se registem todos os anos 3,5 biliões de dólares de perdas devido a fraude e a crimes financeiros.

Para endereçar estas complexidades, a IBM desenvolveu um novo software que permite às organizações ganhar maior visibilidade e adotar uma abordagem mais proactiva para fazerem face à fraude. Inclui a capacidade de agregar o Big Data através de uma variedade de fontes externas e internas – como mobile, social e online – e aplicar analítica sofisticada que monitoriza continuamente indicadores fraudulentos.


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Patricia Fonseca

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