IBM apresenta oferta única de cloud com um centro mundial em Portugal

8800
0
Share:

A IBM realizou na passada terça-feira no IBM Client Center, no Parque das Nações, a Conferência IBM Premier Cloud Summit 2014, com o objetivo de apresentar a sua oferta integrada, destacando o seu novo centro mundial de cloud inaugurado em julho e localizado em Lisboa.

O presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, sublinhou que ”este novo Centro de Cloud é mais um exemplo da aposta da IBM no nosso país, reforçando a nossa estratégia de ajudar a promover a competitividade e a inovação das empresas portuguesas, contribuindo também para a sua internacionalização. Os últimos investimentos comprovam a nossa determinação em continuar a ser a empresa líder em soluções cloud e o nosso compromisso perante todos os nossos clientes de sermos o parceiro ideal nesta apaixonante reinvenção da informática empresarial”.

Com um portefólio completo, foram ainda apresentadas as soluções IBM SmartCloud para ambientes privados, públicos ou híbridos que disponibilizam capacidades únicas de integração, flexibilidade e segurança, indispensáveis para dar resposta aos novos modelos de negócio centrados no cliente.

“Atualmente, o cloud computing é um catalisador da transformação do negócio das nossas empresas, com uma estratégia que deverá passar pela integração do negócio com a área de TI. Apesar de existirem muitos caminhos, acreditamos que o melhor modelo incluirá uma configuração híbrida, com a adoção de clouds privadas para aplicações de negócio mais críticas. Mas cada empresa terá que planear cuidadosamente qual o modelo que mais se adequa tendo em conta, por exemplo, os seus requisitos de segurança, processos e a própria cultura empresarial”, reforçou João Gonçalves, Diretor de Global Technology Services da IBM.

O evento contou ainda com um debate moderado por Pedro Oliveira, Diretor da Exame Informática, e que teve a participação de Carlos Alves, Diretor Coordenador da Direção de Informática e Tecnologia do Millennium bcp, Vergílio Rocha, Diretor Corporativo da EDP, Paulo Calçada, Presidente do EuroCloud Portugal, Albano Santana Ramos, Diretor Executivo da Reditus e João Gonçalves, Diretor de Global Technology Services da IBM Portugal.

O impacto que o Cloud Computing tem no desenvolvimento do negócio das empresas dos diferentes setores de atividade, os desafios de segurança e privacidade, o valor da extração de informação e do acesso a serviços em tempo-real, a flexibilidade e disponibilização mais rápida de novas soluções no mercado e a inevitabilidade da adoção de modelos de cloud foram os principais temas em discussão.

O Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, encerrou a sessão, defendendo que “A adoção de computação em nuvem está em fase de maturação para o setor púbico. A nuvem deve ser vista como o novo instrumento de uma prática essencial de utilização comum de infraestruturas tecnológicas no seio da administração pública”.


Share:

Deixe o seu comentário