Connect with us

Leak Business

IBM apresenta novas soluções de Big Data em Lisboa

Bruno Fonseca

Publicado a

Novas soluções IBM na área de Smart Analytics/Big Data foram ontem apresentadas no IBM Big Data Forum, que decorreu no Estádio da Luz, em Lisboa. O Big Data está a dar origem a uma nova era, em que as vantagens competitivas das empresas passam a assentar na hiperconetividade e na gestão de todo o ciclo da informação para tomar decisões mais eficazes e com maior retorno.

“A multiplicidade de dispositivos móveis e de sensores, as redes globais de informação e comunicação e as plataformas sociais geram hoje um volume de dados sem precedentes. Sabe-se que toda a informação produzida até 2003, era, em 2012, gerada a cada dois dias. Hoje essa quantidade de dados é gerada a cada dez minutos”, sublinhou Ricardo Martinho, Diretor da Divisão de Software da IBM Portugal.

Mas o Big Data é mais do que uma questão de quantidade. É uma oportunidade de criar conhecimento a partir de novos e emergentes tipos de informação e conteúdos, tornando as organizações mais ágeis e dando respostas a perguntas que anteriormente estavam fora do seu alcance.

“Podemos exemplificar este fenómeno ao identificar o Big Data como o novo recurso natural, o novo ativo económico da atualidade. Tal como o vapor, a eletricidade e o petróleo o foram para a era industrial”, comparou ainda Ricardo Martinho.

Para melhor tirar partido do Big Data, a IBM tem soluções completas de gestão de dados e conteúdos, de infraestrutura, de segurança e de analítica que permitem às organizações extrair conhecimento para melhorar a relação com os clientes, simplificar e otimizar as operações de negócio, assegurando sempre a tomada de decisão mais acertada.

A plataforma IBM para Big Data, com produtos como o InfoSphere BigInsights, o InfoSphere Streams ou o InfoSphere Warehouse, combinada com a família de sistemas Pure, utiliza a tecnologia líder de mercado para dar resposta aos três ‘Vs’ do Big Data: volume, pelo crescimento acelerado de informação; velocidade, pela rapidez com que a informação é gerada; variedade, pelo tipo de dados estruturados e não estruturados, como sensores, áudio ou video.

“Mas a IBM adiciona ainda um quarto ‘V’, o da veracidade, pela importância que a credibilidade da informação assume nos dias de hoje. Um em cada três líderes de negócio não confia ainda na informação que usa para tomar decisões”, concluiu Ricardo Martinho.

Marc Teerlink, Global Strategist & Data Scientist da IBM, referiu, neste sentido, que “os factos são, sem dúvida, mais importantes do que a intuição. Só tirando partido do Big Data conseguimos acelerar e agregar valor ao negócio, chegando mais longe e indo mais fundo no conhecimento dos nossos clientes. É preciso melhorar a visão a 360°, porque o valor gerado deve ter em consideração o indivíduo, e não os segmentos de mercado ou as demografias”.

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias5 horas atrás

Tecnologia de reconhecimento da íris da NEC no 1º lugar nos testes do NIST

A NEC Corporation anunciou que a sua tecnologia de reconhecimento de íris alcançou a mais alta avaliação de precisão de...

Notícias5 horas atrás

QNAP completa gama NAS de 9 baías com NAS multimédia TVS-951X

Após o lançamento da série TS-932X (equipada com um CPU da AnnapurnaLabs) e da série TS-963X (equipada com um CPU da AMD), a QNAP...

Notícias1 dia atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias1 dia atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...

Notícias1 dia atrás

MetLife seleciona LUCEP como vencedora do desafio Collab 3.0 EMEA

A MetLife anuncia a eleição da Lucep como a startup vencedora do seu programa de inovação global COLAB 3.0 EMEA,...

Notícias1 semana atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias1 semana atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...

Notícias1 semana atrás

OutSystems ganha prémio de inovação pelo terceiro ano consecutivo

A OutSystems  foi considerada a Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018 nos SIIA CODiE Awards. Estes prémios destacam empresas que,...