94381 0

IBM anuncia parceria com rede VISA durante a inauguração oficial do Centro Watson IoT em Munique

A IBM e a rede VISA estão a colaborar num projeto completamente inovador que vai permitir introduzir experiências de pagamento seguras em toda a rede e a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet of Things (IoT). O anúncio aconteceu ontem, no dia em que a Companhia inaugurou oficialmente o Centro IBM Watson IOT em Munique, na Alemanha, no coração da Indústria 4.0 na Europa – num evento que contou com mais de 600 clientes, 400 empresas e analistas. Trata-se de um investimento de mais de 200 milhões de dólares, o maior da IBM nas últimas duas décadas na Europa, e onde já se encontram a trabalhar mais de 1000 especialistas provenientes de todo o mundo.

A parceria entre a IBM e a VISA junta as capacidades cognitivas únicas da plataforma Watson IoT –  que permite às empresas (são já hoje mais de 6.000) conectarem-se a mil milhões de dispositivos, sensores e sistemas para extrair informações válidas -, com os serviços de pagamento globais da rede VISA, que processa mais de 60% dos pagamentos de todo o mundo.

As duas multinacionais partilham a visão e o compromisso de transformar qualquer dispositivo conectado num potencial ponto de venda. Ou seja, que se possa proceder a transações e pagamentos autorizados e seguros a partir de um qualquer dispositivo, seja um relógio, um eletrodoméstico ou um automóvel.

Para tal, as empresas podem usar o Visa Token Service (VTS), uma nova tecnologia de segurança incorporada na plataforma Watson IoT da IBM, que substitui as informações confidenciais encontradas em cartões de pagamento, como o número de conta de 16 dígitos, a data de validade e o código de segurança.

Como resultado, a IBM e a VISA poderiam suportar transações comerciais e pagamentos em grande parte dos 20 mil milhões de dispositivos conectados que se estima virem a existir na economia global até 2020 (Gartner, IoT report, November 2015, http://www.gartner.com/newsroom/id/3165317). O principal foco passaria por criar experiências de consumo personalizadas e fazer recomendações proativamente com base nas necessidades exclusivas dos clientes.

Por exemplo, permitir que os condutores paguem o combustível através de uma interação direta entre o carro e a bomba de gasolina. De facto, os especialistas estimam que haverá 380 milhões de carros conectados até 2021. À medida que o ecossistema de automóveis se conecta à plataforma Watson IoT, o condutor poderá também, por outro lado, ser alertado quando a garantia ou a certificação do automóvel estiver prestes a expirar ou até se está a precisar de substituir peças. Com essas informações, o consumidor poderá encomendá-las com um simples toque de botão e agendar de seguida uma visita à sua oficina de referência.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Sage Portugal disponibiliza software em modo de subscrição

Para permitir que os clientes encontrem uma solução mais adaptada às necessidades específicas das suas empresas, a Sage Portugal acaba de disponibilizar Software de Gestão em modelo de

EMC melhora significativamente programa de parceiros Velocity

A EMC Corporation anunciou melhorias significativas no programa de parceiros EMC Velocity Solution Provider que tem como principal objectivo tornar as tecnologias e soluções de Cloud Computing e

GSTEP fatura 1,45M€ no 1º Semestre

A GSTEP anunciou os resultados financeiros do 1º semestre e as perspetivas até ao final do ano. Nos primeiros 6 meses de 2014, a empresa atingiu 1,45 milhões

EXPERT France integra Ubaldi Group

A Expert anunciou a integração do Ubaldi Group, num negócio alinhado com a estratégia de crescimento da empresa. O Ubaldi Group dispõe de 12 lojas que oferecem um abrangente

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *