15617 0

IBM alerta para ameaças à rede mais direcionadas e ataques com maior retorno

A IBM anunciou os resultados do relatório anual IBM X-Force 2012 Trend & Risk Report e deixa um alerta: as ameaças à rede são cada vez mais direcionadas e os ataques de alto perfil estão a proporcionar um maior retorno. O estudo conclui ainda que a frequência dos incidentes de violações de dados, que já tinha atingido um recorde em 2011, continua numa trajetória ascendente.

O estudo X-Force 2012 da IBM tem por base informações recolhidas a partir de uma análise exaustiva da IBM sobre vulnerabilidades públicas, bem como o acompanhamento e a observação minuciosa, desde o início de 2012, de uma média diária de 12 mil milhões de transações na rede, em 133 países.

Posicionada na linha da frente na área da segurança, a equipa do IBM X-Force funciona como os olhos e os ouvidos de milhares de clientes da IBM, estudando as técnicas de ataque registadas, criando defesas e antecipando incidentes.

Durante todo o ano de 2012, houve um aumento considerável do número de notificações públicas de incidentes de segurança e violações, como resultado das mais diversas vulnerabilidades.

Por outro lado, embora o volume do spam global tenha descido em 2012, a natureza deste spam continua a causar problemas. O spam está hoje melhor direcionado e destina-se a alvos precisos com métodos eficazes para injetar códigos maliciosos – como imagens e arquivos zip.

O relatório X-Force conclui também que, até 2014, os dispositivos de computação móvel tornar-se-ão mais seguros do que os dispositivos de computação tradicional. Embora ousada, esta é uma previsão da IBM que tem por base as tendências tecnológicas para os próximos anos e as necessidades de segurança que a abordagem ‘Bring your on Device’ BYOD (Traga o seu próprio dispositivo) vieram exigir.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Enterasys reduz a complexidade do Centro de Dados com OneFabric Data Center

A Enterasys anunciou hoje o lançamento do Enterasys OneFabric Data Center, uma nova solução de rede inteligente orientada especificamente para o Centro de Dados, que simplifica e flexibiliza a

EMPRESAS PORTUGUESAS PREPARAM-SE PARA SERVIR A NOVA GERAÇÃO DE CONSUMIDORES

A EMC acaba de divulgar os resultados de um estudo no qual questionou os decisores de IT Portugueses acerca da sua perspectiva sobre o papel das TI como

Grupo Sousa desmaterializa todo o seu processo de faturação

O Grupo Sousa passou a proceder à desmaterialização de documentos a partir da plataforma SaphetyDoc. Na prossecução da sua atividade, o grupo assegura toda a cadeia de valor,

Rainbow Portugal é líder mundial de vendas

A Rainbow Portugal ocupa o primeiro lugar de vendas a nível mundial. Por esse motivo a empresa – que se encontra em território nacional há vinte anos –

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *