Connect with us

Leak Business

IBM adquire negócio digital da The Weather Company

Patricia Fonseca

Publicado a

A IBM acaba de assinar um acordo definitivo para a aquisição da linha de negócio B2B da The Weather Company, incluindo as plataformas móveis baseadas na cloud – WSI, weather.com, Weather Underground – e ainda a própria marca The Weather Company. O segmento de TV – The Weather Channel – não será adquirido pela IBM, mas o acordo prevê que o canal continue a ter acesso aos dados analíticos e de previsão meteorológica, ao abrigo de um contrato de longo prazo. A combinação da tecnologia com as competências das duas empresas vai servir de base à criação da nova Unidade Watson IoT.

Esta aquisição juntará a poderosa plataforma cognitiva e analítica da IBM, o super sistema Watson, com a dinâmica plataforma de dados na cloud da The Weather Company,a base da quarta app mais utilizada diariamente nos Estados Unidos, que gere 26 mil milhões de pesquisas diárias.

Desta forma, o acordo permitirá que, de uma forma ainda mais célere, a IBM venha a recolher, armazenar e analisar uma maior variedade de dados globais, capacitando a plataforma Watson com dados ainda mais sofisticados e reais.

“A plataforma de dados da The Weather Company, aliada com as capacidades de computação cognitiva do IBM Watson, será o passo em frente na Internet das Coisas, proporcionando aos nossos clientes vantagens competitivas, uma vez que lhes permitirá associar em tempo real os seus dados de negócio com dados meteorológicos e outras informações que sejam relevantes”, sublinhou John Kelly, senior vice president, IBM Solutions Portfolio and Research.

Com a finalização do negócio, os vários assets tecnológicos da The Weather Company ficarão a cargo da IBM, incluindo as equipas mundiais de especialistas em dados meteorológicos, as capacidades precisas de previsão e a plataforma cloud que agrega, processa, analisa e distribui um grande volume de dados em grande escala e em tempo real. Os modelos sofisticados de análise da companhia norte-americana permitem analisar dados de três mil milhões de pontos de referência de previsão meteorológica, de mais de 40 milhões de smartphones e de 50 mil voos diários, disponibilizando uma ampla gama de produtos e serviços a mais de 5000 clientes de várias indústrias, desde os media, à aviação, utilities, seguros e entidades públicas e governamentais.

“Acreditamos que o futuro da previsão meteorológica resultará da interseção entre a ciência atmosférica, a ciência computacional e a analítica”, afirmou David Kenny, Presidente e CEO da The Weather Company. “Com este acordo, a The Weather Company irá continuar a ajudar a melhorar a precisão das previsões meteorológicas e a aprofundar ainda mais as capacidades do IBM Watson no campo da Internet das Coisas, permitindo a integração das previsões meteorológicas globais com informações corporativas por forma a criar soluções disruptivas que otimizem a tomada de decisão”, sustentou também David Kenny.

O conhecimento cognitivo proveniente de dados gerados pela Internet das Coisas está a transformar a forma como as empresas operam. Por exemplo, a análise de dados de previsão meteorológica juntamente com a leitura em tempo real das publicações nas redes sociais, a compreensão detalhada dos fluxos de transporte e outros dados relacionados, podem ajudar os retalhistas e distribuidores a ajustar de forma eficaz o stock em loja. Por outro lado, as companhias aéreas, a partir de dados em tempo-real e históricos, podem economizar milhões de dólares anualmente com a otimização do consumo de combustível, com a melhoria da segurança dos passageiros em condições adversas e com a redução dos atrasos e do congestionamentos nos aeroportos.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias5 dias atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias5 dias atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...

Notícias6 dias atrás

OutSystems ganha prémio de inovação pelo terceiro ano consecutivo

A OutSystems  foi considerada a Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018 nos SIIA CODiE Awards. Estes prémios destacam empresas que,...

Notícias6 dias atrás

BI4ALL associa-se à DSPA

A BI4ALL é o novo membro da comunidade de associados da DSPA. Enquanto empresa líder no desenvolvimento de soluções de...

Notícias1 semana atrás

Opensoft aposta na Web Summit pelo terceiro ano consecutivo

A Opensoft vai marcar presença pela terceira vez consecutiva na maior conferência de tecnologia do mundo – a Web Summit...

Notícias1 semana atrás

Tecnologia da NEC permite deteção precoce de stress

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que estima com precisão o stress crónico com base em informações...

Notícias1 semana atrás

IBM e Galp impulsionam inovação no setor energético com recurso a Inteligência Artificial

Vivemos num mundo ininterruptamente conectado e em que quase tudo o que fazemos requer energia, seja em casa, no trabalho...

Notícias1 semana atrás

Altran e IEFP desenvolvem academia para reconversão de competências tecnológicas

A Altran e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), lançam hoje uma academia de reconversão de competências tecnológicas, que...