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Leak Business

Huawei ascende à posição 72 no “Best Global Brands Report” da Interbrand

Patricia Fonseca

Publicado a

A Huawei encontra-se, agora, no 72º lugar no “Best Global Brands Report 2016” da Interbrand, subindo 16 lugares face a 2015. Este é o segundo ano consecutivo em que a Huawei se destaca no ranking da Interbrand, desde que esta se tornou na primeira empresa chinesa a ser reconhecida como uma das Melhores Marcas Globais, em 2014.

De acordo com a Interbrand, “a Huawei é novamente destaque no Best Global Brands Report deste ano”. O seu valor, de aproximadamente 5.835 milhões de dólares, cresceu cerca de 18% quando comparado com o ano anterior. No relatório anual da Interbrand, é também uma das marcas tecnológicas que mais rapidamente cresceu no ranking, passando do 88º para o 72º lugar.

Ao colocar o foco da sua atividade nos seus clientes e no consumidor final como também   no desenvolvimento de produtos e serviços de elevada qualidade, a marca tem vindo a registar um progresso assinalável. Através das suas campanhas, a Huawei mostra como os inovadores produtos, serviços e soluções TIC podem levar a um mundo mais conectado. A marca está atualmente a criar maior awareness na Europa, um mercado essencial para o segmento empresarial, bem como a expandir e a inovar no segmento de consumo. Este ano, lançou um portfólio de produtos que expandiram o seu perfil. A Huawei era já líder na China e está, agora, a solidificar a sua presença no mercado mundial.

O aumento da influência da Huawei espelha-se pelo seu constante crescimento, levado em parte pelo segmento para consumidores da empresa. Entre 2011 e 2015, a Huawei atingiu um CAGR (Compound Annual Growth Rate) de 18%, gerando uma receita global de 395 mil milhões de Yuan Renminbis (69.8 mil milhões de Dólares), no ano passado. O Huawei Consumer Business Group contribuiu com 129.1 mil milhões de Yuan Renminbis (19.36 mil milhões de Dólares) para esta quantia, mais 72.9% face a 2014. Em 2015, a Huawei exportou 108 milhões de smartphones para todo o mundo, o que representa um aumento anual de 44%.

A Huawei quer construir um mundo mais conectado – um mundo inteligente alicerçado nas Tecnologias de Informação e Comunicação, com enfoque na Cloud, em redes software-defined, em IoT (Internet of Things) e em Inteligência Artificial”, referiu Kevin Zhang, Presidente de Corporate Marketing da Huawei. “O nosso compromisso para com os consumidores e em criar valor, forma a base da nossa marca. A Huawei assenta no princípio da colaboração aberta e do sucesso partilhado, acelerando assim o desenvolvimento de uma sociedade digital inteligente”.

A Huawei continua a inovar para dar suporte à transformação digital dos operadores de telecomunicações em quatro áreas: negócios, operações, arquitetura de sistemas e redes. A empresa está, também, a desenvolver tecnologias disruptivas, tais como o 5G e conectividade IoT, que promete redefinir o papel dos operadores de telecomunicações em inúmeras indústrias.

O segmento Enterprise da Huawei está a crescer rapidamente e continua a desenvolver sistemas abertos de colaboração com clientes e parceiros. Como resultado, cada vez mais os produtos e serviços inovadores da Huawei são reconhecidos a nível empresarial. A Computação em Cloud, o armazenamento, os produtos SDN e as soluções IoT Safe City e Electric Power, foram adotadas em setores como finanças, energia, transportes, segurança pública, educação e media.

Também o segmento de Consumo da Huawei tem mantido um crescimento estável a nível global. Os seus produtos topo de gama, tais como os smartphones Huawei P9, Huawei Mate 8 ou Honor V8, bem como o Huawei MateBook, têm sido bem recebidos pelos consumidores em todo o mundo. A Huawei é já uma das maiores marcas em cerca de 30 países.  A Huawei exportou 108 milhões de smartphones em 2015, ultrapassando a marca dos 100 milhões pela primeira vez. A expectativa de um aumento de exportações até 2021 vai reforçar, também, a posição da empresa como uma marca líder mundial no mercado de smartphones.

A nossa subida no ranking da Interbrand confirma o sucesso da estratégia da Huawei, que envolve concentrar-se no desenvolvimento de tecnologias que correspondam às necessidades e desejos dos consumidores. A marca é inegavelmente reconhecida e apreciada pelos consumidores em todo o mundo”, afirma Glory Zhang, Chief Marketing Officer da Huawei Consumer Business Group. “A Huawei mantém um equilíbrio entre uma inovação ousada e os desafios crescentes do mercado mundial tendo tido sucesso tanto na qualidade dos produtos, como na satisfação dos clientes devido ao nosso trabalho de Investigação & Desenvolvimento”.

Posicionando-se como uma marca tecnológica líder, a Huawei canaliza mais de 10% das suas receitas anuais para Investigação & Desenvolvimento, tendo estabelecido 16 centros de pesquisa em todo o mundo. Entre estes centros encontra-se o Huawei Aesthetics Research Center, em Paris, onde marcas francesas de luxo trabalham em conjunto com os engenheiros da Huawei de modo a combinarem a mais avançada tecnologia com as futuras tendências de moda.

O mais recente centro de I&D é o Max Berek Innovation Lab, em Wetzler, na Alemanha, onde a Huawei e a Leica trabalham em conjunto para melhorar a qualidade da imagem das câmaras incorporadas nos equipamentos. A Huawei tem ainda mais de 10 centros na China, Europa, entre outras localizações, onde trabalha com mais de 600 parceiros. Em simultâneo, dedicou 1.000 milhões de dólares ao Developer Enablement Program, um programa destinado a apoiar parceiros e criadores de aplicações.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

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