HP e NEC colaboram para acelerar a adoção da Tecnologia de Virtualização de Funções de Rede

11528
0
Share:

A NEC Corporation e a HP anunciaram o início de uma parceria que visa acelerar a adoção da Tecnologia de Virtualização de Funções de Rede (NFV) por parte dos fornecedores de serviços de comunicações (CSP). A combinação entre a plataforma HP OpenNFV e a virtualização de funções de rede e os sistemas de gestão da NEC, permitirá fornecer aos CSPs soluções NFV adequadas ao ambiente de operador, robustas e abertas.

A NFV proporciona aos CSPs uma nova forma de projetar, implementar e gerir serviços de rede. Ao desacoplar as funções de rede dos dispositivos de hardware proprietários, os CSPs podem efetuar a introdução de novos serviços de forma mais rápida e eficiente.

Quando este sistema estiver completamente integrado, a NEC estará em condições de oferecer as suas funções de rede virtuais sobre a plataforma HP OpenNFV, incluindo a HP Helion OpenStack Carrier Grade, proporcionando desta forma uma solução pré-validada que garante a fiabilidade, a escalabilidade e o desempenho requeridos pelos CSPs.

A pré-validação irá incluir testes de verificação de conceito para certificar a correta integração das funções de rede virtuais da NEC  com as soluções de infraestrutura da HP. A oferta final terá uma arquitetura aberta alinhada com o standard NFV Industry Specification Group (ETSI NFV ISG) do European Telecommunications Standards Institute, permitindo aos operadores de telecomunicações a flexibilidade necessária para ampliar ou adicionar novos serviços.

“As tecnologias NFV permitem a implementação de serviços flexíveis, escaláveis e operacionalmente eficientes, transformando as operações de rede convencionais”, disse Atsuo Kawamura, vice-presidente sénior da NEC Corporation. “A NEC já tem uma vasta experiência em fornecer soluções comerciais SDN/NFV para redes móveis e fixas. Esta colaboração com a HP vai permitir reforçar o nosso portefólio de soluções NFV, ajudando os CSPs a trazerem serviços inovadores para o mercado, mais rápida e eficientemente.”

A oferta, no seu todo, engloba hardware HP, incluindo servidores, redes e produtos de armazenamento, estando a disponibilidade deste serviço prevista para o final do ano. Para além disso, as empresas planeiam desenvolver em conjunto uma plataforma de referência que demonstre as funções de rede virtuais da NEC e o software de gestão de infraestruturas HP OpenNFV em OpenStack e ambientes Linux KVM.

“Os CSPs procuram formas acessíveis e fáceis de implementar a tecnologia NFV” disse Werner Schaefer, vice-presidente de Network Functions Virtualization da HP. “A nossa colaboração com a NEC visa a criação de ambientes mais abertos para os clientes, indo de encontro ao seu requisito de uma implementação mais rápida e económica, prosseguindo o nosso compromisso em facilitar o crescente aumento da adoção da tecnologia NFV.”


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário