Health Market Research escolhe QlikView para otimizar Operações, Vendas e Consultoria

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A QlikTech foi escolhida pela empresa portuguesa de estudos de mercado/ market intelligence hmR – Health Market Research para a implementação de tecnologia de Business Discovery, Business Intelligence orientado para o utilizador, nas áreas de Operações (Controle de Qualidade), Vendas e Consultoria.

Segundo Paulo Carapinheiro, Director de Operações da Health Market Research, “tínhamos a necessidade de analisar dados, baseados em modelos mais flexíveis que o típico modelo OLAP. Ao mesmo tempo precisávamos de conseguir criar rapidamente protótipos, ou provas de conceito. Escolhemos o QlikView com a ajuda da parceira GLINTT pela capacidade para lidar com um modelo de dados complexo, pelo tempo de desenvolvimento muito reduzido e pela flexibilidade de análise de dados e personalização. Assente em tecnologia associativa e ‘in-memory’”.

O QlikView vem responder às necessidades de medição da performance da equipa de vendas, análise de potencial de mercado, análises de distribuições (presença em pontos de venda) e comparações diárias de vendas versus objetivos e assim de criação de serviços baseados em modelos de dados mais complexos e não convencionais. Vem integrar dados de vendas, compras e stocks das farmácias com até um milhão de transações por dia, incluindo dados de vendas, reembolsos e transações efetuadas com o cartão das Farmácias Portuguesas.

A principal solução criada é o ‘hmR *Watch’ que permite a análise de vendas e performance das equipas de vendas, análise de padrões de consumo e, a análise do traveling da prescrição médica (local de origem da prescrição vs. local da dispensa).

A plataforma de Business Discovery foi desenvolvida pela parceira da QlikTech – GLINTT – a partir de ambiente Windows sendo a solução final disponibilizada aos clientes via Web, quer via browser quer através de app para iOS. O objetivo é a utilização pela maioria dos 19 colaboradores da empresa, sendo na sua maioria power users com experiência em soluções de BI.

“Com as primeiras aplicações, de imediato foram identificados alguns padrões de vendas em algumas regiões, que após análise detalhada levaram à implementação de novas regras de controlo de qualidade dos dados. Foi assim possível descobrir alguns tipos de comportamentos de vendas, compra e stockagem de produtos para os quais não estávamos tão despertos até ao momento”, acrescenta Paulo Carapinheiro.


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