Havas Media apresenta Life Tracking em Fórum da APAN

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Sandra Alvarez Baptista, Diretora Geral da Havas Media, apresentou no Fórum de Líderes APAN uma das tendências mais relevantes de multitasking nos dias de hoje: o Life Tracking, que constata que os consumidores medem e monitorizam as atividades que realizam no seu dia-a-dia, durante as suas rotinas diárias. Para ilustrar a tendência, a Havas Media lançou um vídeo, que pode ser visionado na sua página do Facebook: http://www.facebook.com/HavasMediaPortugal.

O Fórum, cujo tema foi o multitasking, debateu as tendências que constituem o atual desafio dos anunciantes e suas agências. Durante a conferência, a Diretora da Havas Media sublinhou: “existem muitas áreas de oportunidades para os marketeers se tornarem uma parte relevante nas vidas das pessoas através do Life Tracking. Estas oportunidades podem ser concretizadas, por exemplo, através do lançamento de desafios patrocinados pelas marcas, do estabelecimento de uma ligação com as pessoas em torno das suas conquistas pessoais e do seu valor emocional ou, ainda, através de disponibilização de feedback e recomendações em tempo real.”

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=pEpNTFU0C0o]

Os equipamentos e sistemas associados ao Life Tracking incluem wearable computing – sensores, marcadores e câmaras incorporadas no vestuário e acessórios do dia e pequenos dispositivos inteligentes conectados à Internet. Ao utilizar um destes sistemas, qualquer pessoa pode medir e monitorizar o que come, a forma como dorme, as compras que faz, assim como a sua prática de exercício físico.

Para além dos benefícios para os consumidores que podem otimizar as suas atividades diárias, ou tomar decisões de compra mais informadas, o Life Tracking traz também vantagens para as marcas. Esta tecnologia permite a obtenção de um conjunto de dados mais rigorosos, mensuráveis e em maior volume sobre o comportamento real dos consumidores. Desta forma, os marketeers podem comparar e validar as intenções declaradas com dados efetivos sobre o comportamento dos consumidores, e assim validar as estratégias que se propõem a implementar. Por outro lado, abre uma série de oportunidades para as marcas construírem relações relevantes com os seus consumidores.


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Patricia Fonseca

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