GSTEP agiliza negócio da Lusitania Seguros

8976
0
Share:

A GSTEP, empresa especialista nas áreas de Business Intelligence (BI) e Enterprise Performance Management (EPM), implementou um projeto na Companhia de Seguros Lusitania.

Desafio

Como uma das maiores Seguradoras a operar em Portugal, a Lusitania enfrentava desafios de rapidez de resposta às suas necessidades de negócio.

A companhia de Seguros utilizava uma tecnologia em descontinuação, decidindo avançar com uma prova de conceito de forma a selecionar a tecnologia e o parceiro implementador que melhor respondiam às suas necessidades atuais e futuras, entre as quais, aumentar a performance e a usabilidade da ferramenta de suporte à decisão.

Solução

Para responder aos objetivos apresentados pela Lusitania, a GSTEP implementou o Oracle Exalytics, a primeira máquina BI in-memory do setor, que fornece o desempenho mais rápido para aplicações de Business Intelligence e de planeamento. Esta solução integra Hardware e Software de forma a tirar o melhor proveito de ambos, proporcionando elevada capacidade de resposta, redução do custo e da complexidade da infraestrutura de TI, e aumento da produtividade e desempenho.

O Oracle Exalytics foi desenhado para fornecer às organizações dados orientados à vantagem competitiva, sendo uma solução para gerir os crescentes requisitos de negócio, que exigem respostas em tempo real.

Com cerca de 100 utilizadores, a solução tem diversas possibilidades em termos de formatos de interação pelo utilizador final, nomeadamente web tradicional, Mobile, Desktop e MS Office.

A implementação do projeto teve a duração de 2 meses, contou com uma equipa composta por 2 Consultores da GSTEP e 4 Consultores da Lusitania (2 BI Analysts e 2 DBA) e teve como principal objetivo a migração de todo o sistema de Business Intelligence da solução anterior para a nova.

A GSTEP foi responsável pelo apoio na definição da arquitetura da solução e na definição de boas práticas de implementação e utilização da solução.

De acordo com Alexandre Ramos, CIO da Lusitania “Além das competências técnicas que detém e domina, a GSTEP transmite-nos confiança. Temos plena confiança no que a equipa nos sugere e no que desenvolve em parceria connosco. Diria que (a confiança) é a chave do sucesso do nosso relacionamento. Além disso, a GSTEP é Gold Partner da Oracle e detém um elevado nível de certificação e experiência nas novas áreas de crescimento do Business Intelligence (BI), factos que evidenciam a sua competência para este projeto.”

Resultados

Através deste projeto foi possível:

• Reduzir a janela de processamento noturno de todas as soluções de BI
• Aumentar a performance e a usabilidade da ferramenta de suporte à decisão
• Aumentar a externalização para os Key Users do sistema de exploração ad-hoc de dados informacionais
• Acabar com explorações casuísticas via MS Access
• Eliminar os problemas do desenvolvimento que suportava a ferramenta de BI

A aceitação da comunidade de utilizadores foi bastante elevada, com mais de 1000 acessos médios diários, a que correspondeu um aumento de 45%. Os tempos de resposta foram também melhorados, sendo atualmente de 3 seg (melhoria de 70%). Também o processamento noturno sofreu melhorias significativas, registando um aumento de +50% na velocidade de execução.

Atualmente, a GSTEP apoia a equipa de BI da Lusitania e alguns utilizadores, no suporte e evolução da solução.

A GSTEP trabalha com a Lusitania nas áreas de Integração, DW e BI. Futuramente, a empresa fará o suporte e o acompanhamento no aconselhamento nas áreas de Exploração de dados, Business Intelligence, entre outras.

Key-numbers do projeto
• Cerca de 100 utilizadores
• 2 meses de implementação
• +1000 acessos médios diários (aumento de 45%)
• Tempos médios globais de resposta de 3 seg (melhoria de 70%)
• Melhoria de +50% no tempo de execução do processamento noturno


Share:

Deixe o seu comentário