Grupo msg reforça presença em Portugal

12320
0
Share:

O grupo alemão msg acaba de expandir a sua presença global com o início das operações comerciais no mercado nacional, através da sua associada portuguesa msg life, que já funcionava como Centro de Inovação responsável pela conceção, desenvolvimento e implementação das soluções de Distribuição de Seguros a nível mundial.

Este investimento vai permitir disponibilizar também em Portugal plataformas de software que agilizam a cadeia de distribuição das Seguradoras, dando aos especialistas de negócio a autonomia que precisam para gerir a criação e a venda de ofertas de Seguros.

A msg life está em Portugal há 2 anos como Centro de Inovação para a área da Distribuição de Seguros do grupo alemão msg, desenvolvendo e implementando soluções para todo o mundo, sobretudo Estados Unidos e Alemanha. A escolha de Portugal resulta de uma combinação única de fatores: excelência nas práticas de Engenharia; conhecimento do negócio dos Seguros; capacidade de comunicação em inglês; adaptabilidade a diferentes culturas; mentalidade ágil e de total foco no cliente; sem esquecer que temos custos competitivos.

No que respeita a faturação, a msg life tem crescido cerca de 75% ao ano e deverá fechar 2014 com um volume de negócios acima de 1,2 milhões de euros. Para 2015, o objetivo é crescer ao mesmo ritmo e atingir os 2 milhões de euros. O mercado pelo qual a msg life é responsável – Ibéria – deverá contribuir com cerca de 400 mil euros.

Atingimos um grau de maturidade que nos permite avançar com o desenvolvimento de novos mercados, e estando o Centro de Inovação do grupo localizado em Portugal, faz todo o sentido tirar partido das competências e experiência existente. Acreditamos que este é o momento certo para começarmos a desenvolver o mercado Ibérico”, explica Jorge Miranda, Regional Manager Iberia da msg life.

Ao nível de vantagens competitivas, Jorge Miranda refere “Todas as Seguradoras que pretendam modernizar ou alargar as soluções que utilizam para distribuir os seus produtos em qualquer canal (Agentes, Mediadores, Banca, Direto) encontram em nós um parceiro especializado nesta matéria, que alia uma vasta experiência no negócio de Seguros ao domínio das tecnologias mais avançadas e às melhores práticas na implementação de projetos. Adicionalmente, a nossa experiência em mercados internacionais exigentes permite-nos acrescentar mais valor do que outros concorrentes locais, cujas experiências internacionais decorrem normalmente em mercados menos desenvolvidos.”

José Burgos, Business Development Manager para o mercado Nacional, explica o setor Segurador em Portugal e os desafios para a msg life “Algumas das primeiras companhias de Seguros estrangeiras a iniciar a atividade em Portugal após a liberalização da economia, em 1980, ainda hoje têm como base os mesmos Sistemas de Informação, com upgrades pontuais realizados ao longo dos anos para se irem adaptando às necessidades encontradas. Nas companhias nacionais, que iniciaram os seus negócios alguns anos antes, o cenário será idêntico ou quiçá mais desafiante. Esta realidade representa para o setor um bloqueio à inovação e crescimento de negócio, e fazer uma mudança de fundo para modernizar estes sistemas representa um investimento muito avultado, a par de um risco elevado em termos de estabilidade e fiabilidade das operações e informações. O que estamos a iniciar em Portugal é uma análise estratégica destes cenários, das Seguradoras a atuar no nosso mercado e ajudá-las, de forma faseada e com o mínimo de risco, a modernizar os seus Sistemas de Informação, tendo em conta a agilização do processo de distribuição, com foco no cliente e promovendo o ‘business empowerment’ através de uma abordagem ‘self service’, não só por quem desenvolve os produtos na companhia, como por quem os promove no mercado. Connosco, as companhias de Seguros poderão ‘carregar no acelerador das vendas’ e focarem-se nos seus clientes, sem estarem bloqueadas pela necessidade de custosas e arriscadas renovações de sistemas antigos, de processos de desenvolvimento de simuladores longos e de custos elevados para suporte aos diferentes canais e dispositivos de venda. Em suma, a nossa fórmula é simples: queremos apoiar as companhias de Seguros a reduzir custos e a fazer mais e melhor em menos tempo.”

A tecnologia e as expectativas dos consumidores estão a mudar a forma como os Seguros são vendidos e como o serviço pós-venda é prestado e isso faz com que num futuro próximo esta seja uma das áreas de maior investimento das Seguradoras. A aposta que fizemos nestes 3 anos permite-nos estar bem posicionados para sermos um dos principais enablers desta transformação.  O grupo a que pertencemos (msg) tem uma grande dimensão (6000 colaboradores) e presença a nível mundial (Europa, América do Norte e Sul, Ásia e Austrália), o que nos faz acreditar que continuaremos a crescer ao mesmo ritmo nos próximos anos”, conclui Jorge Miranda.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário