Grupo BONGÁS adopta solução Sage ERP X3 e ganha o poder de tomar decisões em tempo real

12408
0
Share:

O Grupo BONGÁS, referência no setor da energia nacional com a distribuição de gás e combustíveis a granel, energias renováveis e eficiência energética, adotou a solução Sage ERP X3 totalmente integrada com Sage Enterprise Intelligence (SEI) implementada pela XPLOR IT, o que lhe permitiu obter o poder de tomar decisões mais rápidas e mais bem informadas e, consequentemente, ganhar desempenho operacional.

O sistema de gestão empresarial é vital para o Grupo BONGÁS, em todos os aspetos: operacional, gestão quotidiana e visão estratégica. Por um lado, a agilidade das equipas comerciais, na resposta e no serviço aos clientes, exige uma articulação eficaz com o back-office. Por outro lado, uma parte significativa do negócio requer um elevado foco na evolução de preços, custos e margens. Isso exige sistemas de informação capazes de produzir relatórios e indicadores em tempo real.

Além disso, o Grupo BONGÁS inclui várias empresas, sendo que cada uma possui operações e processos de gestão distintos. Logo era necessário encontrar um sistema que permitisse uma gestão vertical, assim como uma visão operacional, financeira e estratégica consolidada.

“Considerámos todas as principais opções nacionais e internacionais, num processo cuidadoso de seleção. As várias etapas que os proponentes percorreram permitiram-nos conhecer em detalhe as soluções, bem como as empresas integradoras”, que neste caso foi a XPLOR IT, refere Ricardo Couto, CEO do Grupo BONGÁS.

Inicialmente havia a expectativa da resposta do SEI quanto aos relatórios, indicadores e mapas de gestão. Com o SEI conseguiram reduzir o tempo gasto em análises e elaboração de relatórios e a tomar decisões mais rápidas e mais bem informadas. Além do mais, esta solução de Business Intelligence permitiu à XPLOR IT, acelerar o processo de implementação da solução global.

“Os relatórios e indicadores críticos da operação – essenciais para tomar decisões – cuja elaboração envolvia bastantes horas de trabalho, são agora obtidos de forma imediata, em tempo real. O SEI deu uma resposta surpreendentemente rápida e completa a estas necessidades, ainda mais se comparado com outros produtos deste tipo,” adianta Ricardo Couto.

Como o SEI é simples de usar, qualquer utilizador pode aceder aos dados e analisá-los. Sem necessidade de conhecimentos especializado, em segurança e em qualquer dispositivo móvel.

Em conclusão, o objetivo inicial era antecipar situações que acarretem custos desnecessários, a nível financeiro ou humano, em toda a empresa. No entanto, o resultado final foi para além das expectativas. Acima de tudo, o Grupo BONGÁS ganhou o poder de tomar decisões em tempo real e com confiança.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário