Grupo Bensaude implementa solução de Backup centralizado emc Avamar

14960
0
Share:

O GRUPO BENSAUDE selecionou a tecnologia EMC Avamar para realizar uma implementação de Backup Centralizado no seu datacenter.

As janelas de backups demasiado longas (+ de 24h), demasiado trabalho administrativo de verificação de backups de escritórios remotos e a falta de fiabilidade destes foram algumas das razões que levaram o GRUPO BENSAUDE a procurar um parceiro tecnológico que disponibilizasse um sistema e software para backup com deduplicação. “Também a falta de tempo para realizar testes de recuperação, processos e o tempo de recuperação de dados complexo e longo contribuíram para a tomada de decisão de avançar com esta implementação”, declarou Paulo Gago da Câmara, Direção de Sistemas de Informação do GRUPO BENSAUDE. “Após uma consulta de mercado, aos principais players do sector, a EMC foi a empresa que apresentou a solução mais ajustada à necessidade do grupo”, termina este responsável.

Com a consolidação dos backups do datacenter, o GRUPO BENSAUDE obtém uma redução substancial das janelas de backup, rapidez de reposição, backup direto offsite dos escritórios remotos, rapidez de reposição de dados ou servidores completos e a possibilidade de replicação dos dados guardados numa localização geograficamente remota.

“Com esta implementação da EMC aumentamos a produtividade da equipa de operações de TI, o seu foco em processos de maior valor acrescentado e obtemos um ROI calculado de 2,5 anos”, refere Paulo Gago da Câmara.

O EMC Avamar permite backup e recuperação rápida e eficiente reduzindo a dimensão dos dados de backup antes que sejam transferidos pela rede e armazenados. A deduplicação de tamanho variável do Avamar reduz drasticamente o tráfego da rede enviando somente blocos exclusivos, compactados e criptografados em LANs ou WANs. “Isso significa uma enorme economia de largura de banda para backup, muito menos armazenamento em disco necessário no back-end e, acima de tudo, backups muito rápidos, geralmente até 10x mais rápidos, e que podem ser recuperados rapidamente com um simples passo”, comenta Sara Gomes, Account Manager da EMC Portugal.

Esta implementação, que demorou cerca de um mês, foi realizada em paralelo com formação das equipas de operações de TI do grupo e contou com a Novabase como parceiro. O GRUPO BENSAUDE pretende continuar a relação de parceria com a EMC e implementar, no imediato, a solução cloud EMC AVAMAR para replicação do sistema instalado numa localização geograficamente remota.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário